Cuidados Pós Tatuagem, por Zen!

Piercings - Cuidados Pós Aplicação - Resumido, por Zen!

Apoio: Mr. Rock Store

Apoio: Mr. Rock Store
Mr. Rock Store - Varejo e Atacado. Seu lugar de rock sempre!

sexta-feira, 27 de maio de 2016

A História da Tatuagem, por Zen!


Os registros mais antigos que se tem de tatuagem foram descobertos no ano de 1991, quando foi encontrado Ötzi, o chamado Homem de Gelo e suas 61 tatuagens. É o relato mais antigo, a prova mais antiga que se tem de uma tatuagem. Da Idade do Cobre, Ötzi, estima-se ter mais de 5315 anos, ou seja, em 3300 a.C. já se faziam tatuagens. Aqui vale a ressalva que a invenção da escrita é atribuída aos anos de 3400 a.C. 


Ötzi

Ainda nessa época primitiva as tatuagens eram feitas com espinhos e ossos como material perfurante e pigmentos extraídos da natureza como tintura para a pele. E assim permaneceu por séculos e séculos. Difundida pelos viajantes as tatuagens atingem a todo o mundo conhecido, não mais apenas nas tribos chamadas de primitivas.

A Bíblia, famoso livro religioso, cita em seu Livro Levítico, no capítulo 19, versículo 28: “Não fareis lacerações na vossa carne pelos mortos; nem no vosso corpo imprimireis qualquer marca. Eu sou o Senhor”. Baseado nisso o Papa Adriano I, no ano de 787 proíbe a prática da tatuagem, chamando-a de demoníaca e usando isso como pretexto para seguir adiante em suas Cruzadas e sua “Santa” Inquisição.

Papa Adriano I

Já nos idos do Século XVIII, o explorador, navegador e cartógrafo inglês, posteriormente condecorado Capitão da Marinha Real Britânica, James Cook (também inventor do surf), em suas viagens pelos oceanos,  escreveu em seu diário a palavra "tattow", também conhecida como "tatau", que era a onomatopeia do som feito durante a execução da tatuagem, em que se utilizavam ossos finos como agulhas e ossos maiores ou pedras para introduzir os pigmentos sob a pele. Vindo o francês tatouage em inglês a prática foi definida como tattoo.

James Cook

Famoso pelas suas invenções (e foram mais de 2330), Thomas Edison foi um empresário dos Estados Unidos que patenteou e financiou o desenvolvimento de muitos dispositivos importantes de grande interesse industrial. Dentre eles A American Eletric Pen foi a solução do jovem inventor, então com de 28 anos, para copiar documentos. O ano era 1875 e ainda não existia nenhuma máquina para realizar tal tarefa. A caneta elétrica perfurava o documento que se desejava copiar, fazendo o contorno das letras, ao mesmo tempo que a sua carga de tinta era transferida para a folha de baixo.  

Thomas Edison

A Caneta Elétrica

No Japão em 1870 as tatuagens foram proibidas. Lá eram feitas pela técnica tebori, que consistia em agulhjas presas em uma haste, geralmente de bambu e a aplicação feita manualmente. Tatuadoresque trabalhavam clandestinamente criaram então o estilo que é chamado de tradicional japonês. Já nessa época aYakuza usava tatuagens para marcar seus membros, indicando pelas tattoos seus status dentro da organização. Em 1879 o Governo da Inglaterra começa a demarcar seus prisioneiros e criminosos com tatuagens a fim de identifica-los mais facilmente.

Técnica Tebori, utilizada até hoje.

No ano de 1891 Samuel O'Reilly então tatuador, aprimora o projeto de Edison para a aplicação de pigmentos sob a pele, criando e patenteando a primeira máquina de tatuar. Pouco foi escrito sobre Samuel O'Reilly, um imigrante irlandês que detém a honra de patentear a primeira máquina de tatuagem nos Estados Unidos. O´Reilly então tinha um armário nos fundos de uma barbearia, no famoso número 11 da Chatam Square, na Brodway em Nova Iorque, onde vendia réplicas de suas máquinas procuradas por fazerem um trabalho mais limpo e rápidos nas tatuagens.

Samuel O´Reilly


A máquina de O´Reilly

Edison X O´Reilly

Em 1929, ano do Crack da Bolsa de Nova Iorque, Percy Waters, um construtor de máquinas do Alabama, se instala em Detroit e monta a primeira fábrica de máquinas de tatuagem, onde trabalha por 30anos, aprimorando com um novo designe os modelos de suas máquinas e criando assim o que foi chamado de modernamáquina de tatuar. Modelo que perdura até os dias atuais e há realmente quem os prefira pela precisão e agilidade, apesar do barulho que ela emite, devido ao seu sistema de bobinas e batedores.

Percy Waters






Máquina de Waters

Waters tatuando.

Máquina Moderna de Tatuagem ainda na tecnologia de Waters.

Durante a Segunda Guerra Mundial a tatuagem foi muito usada para marcar judeus presos em campos de concentração nazistas. Porém não existe nenhum documento oficial relativos à prática, o que sabemos vem de registos do campo e daqueles que lá estavam.


No Brasil a tatuagem foi trazida pelo dinamarquês Knud Harald Lykke Gregersen, mais conhecido como Lucky Tattoo, no Porto de Santos, nos anos 60 e por lá bastante difundida por seus clientes marinheiros. Posteriormente mudou-se para a Rua General Câmara, local no qual montou seu estúdio com os dizeres "It's not a saylor if he hasn't a tattoo." ("Não é um marinheiro se não tiver uma tatuagem"). Ficou ainda mais conhecido nos anos 70, quando já morava no Rio de Janeiro e tatuou os mais conhecidos surfistas de lá.

Lucky Tattoo

Lucky Tattoo tatuando.

Nos Anos 70, devido a um surto de Hepatite B no país, órgãos reguladores começam a voltar sua atenção ao locais e procedimentos onde são realizadas tatuagens. começa o conceito de profissionalização da arte, dos profissionais que a executam e das Leis que regem essa profissão. No Brasil atualmente a Vigilância Sanitária tem cuidado de perto dessa arte, obrigando a fornecedores de máquinas, tintas e agulhas, bem como estúdios e tatuadores e body piercer a se formalizarem e se adequarem as normas de saúde pública de assepsia e montagem do espaço.


Poucas são as marcas autorizadas no Brasil. As tintas hoje devem ser esterelizadas a Raios Gama, obrigatoriamente têm que vir em caixas e com bulas especificando toda a sua formulação. Hoje as tintas ou pigmentos ão compostos por elementos bio-orgânicos e vegetais, afim de se evitar quaisquer tido de alergia e com isso eliminação da tinta aplicada sob a pele. Hoje já contamos com mais de 100 cores de tintas diferentes. A máquinas e agulhas de extrema precisão.


Tintas e tabelas de cores.

Depois dos anos 2000 surgem as máquinas de tatuar rotativas, que possuem a mesma precisão que as máquinas de bobinas, mas são extremamente silenciosas, devido ao seu sistema de rotação promotor e não mais por bobinas, o que fez com que elas perdessem a necessidade dos batedores responsáveis pelo barulho da tecnologia das máquinas anteriores.
Máquina Rotativa de Tatuagem, muito mais silenciosa.



Confira também os textos:
Piercings - Cuidados Pós Aplicação - Resumido
Bandagem: Garantindo a Beleza da Tattoo. Link:http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=bandagem

Nenhum comentário :

Textos do Zen!

Textos do Zen!
Confira tudo o que você pode e não pode fazer para obter o melhor resultado na sua tattoo!

Textos do Zen!

Piercing - Cuidados Pós aplicação - Resumo

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Texto do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Textos do Zen!

Escala de Dor - Homens

Escala de Dor - Mulheres