1 Milhão de Acessos

1 Milhão de Acessos
Obrigado a Todos!!

DÚVIDAS??

Pessoal, o link correto para tirar sua dúvidas é o do Cuidados Pós Tatuagem. Qualquer dúvida deve ser encaminhada por ele, ok? Dúvidas escritas em outros post ficarão sem respostas. Pra gente poder organizar melhor nosso blog. Muitas dúvidas são repetidas e, se elas forem escritas no link correto, fica mais fácil pra quem está procurando pelas respostas corretas. Um abraço a todos... Zen! ;)

Mr. Rock Store

segunda-feira, 30 de junho de 2008

CUIDADOS PÓS-TATUAGEM, por Zen.

Até agora, nunca quis escrever sobre quais são os cuidados pós-tatuagem aqui no blog por ter percebido, nesses mais de oito anos de profissão e mais de 6 mil tattoos feitas, o quanto isso muda de tatuador para tatuador. Confesso que a quantidade de informação das mais diversas possíveis me atrapalhou muito no início, o que me obrigou a ir atrás de conteúdos teóricos e práticos sobre o tema, além de muita troca de informação com outros colegas de profissão. Porém, devida a escassez de bons textos sobre o tema na internet ou mesmo em revistas especializadas, depois de bastante estudo e pesquisas teóricas e práticas sobre o tema, resolvi dar minha colaboração sobre como devem ser os cuidados pós-tatuagem que um recém tatuado deve ter.
Inicialmente, duas premissas devem ser entendidas:
Primeira: Uma tatuagem é uma ferida. Ainda que superficial, ela é uma ferida. Sua pele foi furada, inúmeras vezes, para que a tinta fosse deixada sob a pele.
Segunda: A tendência de um organismo recém tatuado é de eliminar o máximo de tinta que ele puder. Quando você acaba de fazer uma tatuagem, para seu corpo nunca houve tinta ali, toda essa tinta aplicada é um corpo estranho para seu organismo. O que ele vai tentar fazer então é eliminar essa tinta.
Pois bem, se sua tatuagem é uma ferida e se a tendência do seu organismo é eliminar o máximo de tinta que ele puder, é óbvio que quanto melhor você cuidar de sua cicatrização, menos tinta perderá, mais bonita sua tattoo ficará.
Outro ponto relevante é entender qual é a verdadeira cicatrização de uma tatuagem. Uma tatuagem estará totalmente cicatrizada quando crescer sobre ela uma fina camada de pele. Isso leva cerca de dois meses, variando minimamente de organismo a organismo. Daí a máxima de que quanto mais branca for a pele do tatuado, mais fina e transparente será essa pele, mais visível ficará sua tatuagem.
Cabe aqui a ressalva de que muitas vezes as pessoas mais morenas pensam que sua tatuagem não foi bem feita, pois no começo ela estava muito mais nítida do que pouco tempo depois. Acontece que cresceu essa pele, que é da cicatrização correta, e ela não sendo tão transparente quanto as mais brancas a pessoa pensa até em retocar sua tatuagem para que ela fique mais nítida. Acontece que assim que a pele crescer novamente ela já não ficará tão nítida novamente.
Vamos aos cuidados então?
Assim que você sai do estúdio do seu tatuador, você estará usando um plástico film para proteção se sua tatuagem. A tatuagem eliminará um pouco de água e sangue nos primeiros 30 minutos - tempo aproximado que leva para sumir o vermelho da pele em volta da tatuagem e parte do inchaço – por isso deve-se trocar o primeiro curativo uma hora após o fim da tatuagem.
Antes dessa primeira troca do curativo deve-se limpar a tatuagem. Nunca use sabonete em barra nem líquido para limpá-la. Esses produtos contêm sal e sendo uma tatuagem uma ferida não se pode aplicar sal em feridas, pois isso atrasa demais a cicatrização. Limpe-a apenas com um algodão ou uma gaze molhada, sem esfregá-la. Levemente remova o excesso de sangue e pomada.
Feito isso, o próximo passo é aplicar uma nova camada de pomada que deve ser a rica em vitamina B5, forte composto cicatrizante. A melhor pomada vendida no Brasil para esse tipo de cicatrização é a BEPANTOL BABY®. Tenha cuidado! Há pouco tempo vêm sendo vendidas genéricas da Bepantol®, como Dexpantenol, Bepantriz ou Epitegel. Elas não estão com a mesma qualidade da original e têm causado certa alergia nas pessoas. É bem verdade que custam cerca de R$ 2 a menos, mas elas não têm atingido as expectativas de quem as usa.
Aplique a pomada sem esfregá-la. Massageando-a levemente sobre a pele. O passo seguinte é a recolocação do plástico film. O plástico film é aquele plástico, comprado em rolo no mercado, também usado em alimentos e sanduíches naturais. Pode usá-lo sem medo nenhum. Ele é rigorosamente higienizado. O plástico tem que ser usado durante três dias, sendo trocado também três vezes ao dia. Isso impedirá o acesso de bactérias à sua tatuagem e evitará que se formem cascas nela durante sua cicatrização. As cascas, embora muitos as achem necessárias, ao começar a cair e por não cair toda de uma vez e sim aos pedaços, cada pedaço que sai ou que se arranca, sai com uma quantidade de tinta. Por isso ficar puxando-as afetará o resultado final da sua tatuagem, deixando falhas e possíveis feridas que cicatrizarão de maneira desigual do restante da pele.
É importante lembrar que o plástico deve ser usado nos três primeiros dias de cicatrização 24 horas ao dia. Para dormir, para namorar, para tomar banho, para tudo... O tempo todo! Aí você pode pensar “mas o fato de eu usá-lo durante o banho não vai impedir de molhar a tatuagem”, impedir não, mas ameniza bem o efeito da água, do sabonete, xampus, óleos de banho... Mesmo com o plástico você perceberá a eliminação de tinta pelo seu organismo. Seu corpo consegue eliminar um pequeno excesso de tinta nos dois ou três primeiros dias. Você perceberá um pouco de tinta nos plásticos e pequenos pedaços de uma pele bem fina e superficial também saindo com tinta. Isso é perfeitamente normal.
Se o local onde você fez a tatuagem não dá para enrolar o plástico como dá pra se fazer nos antebraços, braços, tornozelos ou panturrilhas, você deve ter uma fita adesiva para prender esse plástico, senão ele irá cair o dia todo. Se você optar pelo esparadrapo use o Micropore®, aquele cirúrgico e antialérgico. Os demais deixam muita cola na sua pele e, ao longo de várias trocas durante três dias seguidos, isso poderá lhe causar incômodo e coceira além de deixar um aspecto de sujeira em volta da sua tatuagem. O mais recomendado é a fita adesiva de bebê, usada pelas mães para fixação das fraldas. Ela é vendida em qualquer farmácia e tem um custo bem acessível e menor que o esparadrapo, além de ser antialérgica e específica para a pele.
É Importante a ressalva de que não há nada mais chato que usar esse plástico sobre a pomada durante três dias, porém nada é mais importante que isso para garantir a beleza da sua tatuagem. Pense sempre que esse é um processo de cicatrização e que ele leva tempo e exige dedicação.
Após os três primeiros dias, ou seja, após o plástico, deve-se continuar com a pomada por mais 15 dias, no mínimo três vezes ao dia. Nessa fase, ao se aplicar a pomada, deve-se massagear levemente a tatuagem, pois como ela está sem a proteção do plástico, a pomada deve ser absorvida pela pele, para que não seja rapidamente retirada de cima da tatuagem por roupas ou esbarrões. É bom observar sempre a tatuagem e, ao perceber que ela está muito seca ou secando, hidratá-la novamente com mais uma camada de pomada. Uma coisa bem comum após o período do plástico é a região da tatuagem e ela mesma começarem a coçar. E como coça! Muito. A coceira é típica da cicatrização. Não se assuste, porém não a coce de maneira alguma. Nem ela, nem ao lado dela ou mesmo por cima da roupa. Começou a sentir coceira, passe uma fina camada de pomada, massageando-a levemente. A pomada tem um analgésico tópico que elimina essa sensação de coceira.
Após esses 15 dias de pomada sua tatuagem já estará quase pronta. Por que quase? Sua cicatrização em definitivo leva - completos - dois meses. Mesmo que ao olho ela já esteja como você queria, não significa que ela já esteja realmente cicatrizada. Esse processo leva tempo. É claro que a exatidão desse tempo vai variar de organismo a organismo. Porém, a cicatrização é algo um pouco mais complexo que isso. Depende de fatores externos a tatuagem em si. Fatores como stress, sono, alimentação, influenciam no tempo de cicatrização. Cabe aqui a lembrança de que cada ser humano é um indivíduo, ou seja, isso varia de organismo a organismo, mas uma coisa é certa: sua pele não leva menos de dois meses para cicatrizar por completo sua tatuagem.
Fatores como alimentação vão influenciar diretamente no resultado final de sua tatuagem. Ora, se dissemos anteriormente que a tendência do seu organismo é expelir e eliminar a tinta de seu corpo, quanto mais tempo levar para cicatrizar sua tatuagem, mais tinta será eliminada. Fundamental para isso é o tratamento recebido nos primeiros dias. Existem alimentos que atrapalham e atrasam a cicatrização e esses devem ser fielmente evitados. Quais são esses alimentos? Esses alimentos são:
Carne de porco e seus derivados como bacon, presunto, alguns tipos de lingüiças e comidas preparadas com carne de porco como feijoadas ou bistecas;
Pimentas, líquidas, em pedaço, brancas, em molho ou mesmo do reino;
Chocolate e seus derivados como achocolatados do tipo Nescau®, Toddy®, bolos, sorvetes, bolachas recheadas, bombons, trufas, ou seja, tudo que tem chocolate em sua composição;
Ovos, sejam fritos ou cozidos. Ah! Cabe aqui a lembrança de que a maionese possui muitos ovos batidos em sua composição, então deve ser evitada;
Camarão e seus deliciosos pratos.
Esses alimentos devem ser evitados por sete dias a contar da hora em que sua tatuagem foi feita. Sete dias sem esses alimentos não mata ninguém. Basta um pouco de força de vontade, dedicação e entendimento do por que está se fazendo isso. Ora, a tatuagem profissional custa caro e dói relativamente pra ser feita, não custa nada cuidar de sua cicatrização por um tempo até que pequeno em se considerando que ela irá contigo pro resto de sua vida e além...
Outros fatores também influenciam no resultado final de sua tatuagem, ou seja, também atrapalham sua cicatrização e – com isso – fazer com que se perca mais tinta do que se deseja. Esses fatores são sol, praia, mar, piscina, rio, cachoeiras e sauna devem ser rigorosamente evitadas pelos primeiros 60 dias pós-tatuagem.
O sol. Você pode tomar sol no corpo inteiro, só não pode tomar sol sobre a tatuagem. Ou seja, caso você tenha alguma patologia psíquica ou física que não lhe permite ficar ausente ao sol por nenhum dia, cubra perfeitamente sua tatuagem para que ela não seja exposta ao sol de maneira alguma. É bom lembrar que o sol que atrapalha a cicatrização é o sol em excesso. Caso você tenha que sair rapidamente à rua para alguma atividade, esse sol não atrapalha. Desde que seja rápida. Após esses 60 dias, ao se saber que se tomará sol em demasia, aplique bloqueadores solares dos fatores 50 ou 60 sobre sua tatuagem. Caso você se bronzeie sem cuidado algum após esses 60 dais, você estará bronzeando a pele que cresceu sobre sua tatuagem, e não a tatuagem em si. Assim que o bronzeado sair, seu desenho voltará com a mesma intensidade. Porém antes dos 60 dias não faça isso, nem com bloqueador, nem com nada.
As águas. Sejam de piscina, mares, rios, cachoeiras, do que forem, devem ser rigorosamente evitadas devido à sujeira dessas águas. Em caso de piscinas, ao contrário do que se pensa, não é somente o cloro que atrapalha, mas as urinas e colifórmios fecais presentes na água. No mar, além dessas mesmas sujeiras ainda se tem o sal para piorar.
As saunas. A sauna também atrapalha a cicatrização de um ferimento pela exposição excessiva ao calor e a umidade, além da alta temperatura.
Na primeira semana após se ter feito uma tatuagem deve-se evitar também banhos muito quentes e demorados além de roupas e calçados muito apertados sobre a tatuagem.
Após todo o período de cicatrização, ou seja, após os dois meses, você pode aplicar constantemente cremes hidratantes sobre a tatuagem. Isso ajudará a manter a pele que cresceu sobre ela sempre hidratada e, conseqüentemente, sua tatuagem mais bonita e vistosa. Passado esse período, uma vez por mês, pode-se estar lavando-a com uma macia bucha ou cremes esfoliantes para que sejam retiradas as células mortas que pairam sobre a pele. No mais, é só começar a pensar na sua próxima tatuagem, afinal, como dizem, tatuagem é mais fazer a primeira. Depois, você sempre achará algum desenho para colocar em algum lugar...
Uma boa cicatrização só depende de você. Siga os procedimentos com rigor visando um melhor resultado final, afinal ela é para sempre. Os cuidados dependem exclusivamente de você e não adianta culpar o tatuador caso algo saia errado nesta fase. Nós só acompanhamos os clientes enquanto eles estão em nossos estúdios. Depois disso, se ele quer cuidar ou não da cicatrização, não depende de nós. Caso você não siga os procedimentos e queira culpar alguém, dê uma corrida até o espelho e lá desabafe bastante.
Mais informação sobre sua cicatrização nos textos:
Biologia da Tatuagem. Link: http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=biologia
BANDAGEM: Garantindo a Beleza da Tattoo. Link: http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=bandagem

ATENÇÃO

TODOS PODEM MANDAR SEUS COMENTÁRIOS, RESPONDO A MEDIDA DO POSSÍVEL, MAS SEM TANTA DEMORA. SÓ PEÇO QUE LEIAM TODO O TEXTO ANTES DE ESCREVEREM, OK? QUEM QUISER UMA RESPOSTA MAIS PRECISA ME MANDE UMA FOTO DA SUA TATTOO PRA EU PODER TER MAIS SEGURANÇA NA RESPOSTA, AFINAL, VENDO O PROBLEMA É MELHOR QUE APENAS LENDO. AH! E NÃO SE ESQUEÇAM DE DIZER QUAL PARTE DO CORPO VCS TATUARAM E A QUANTO TEMPO. OK?

1.115 comentários :

1 – 200 de 1115   Recentes›   Mais recentes»
augusto disse...

Muito bem escrito e elaborado o seu texto.

Ainda nem completei 24h do dragao chines nas minhas costas e já estou arrependido do ovo no café da manhã...mas faz parte!

Só gostaria de saber algo mais: o período de uso do plastico film não poderia ser maior do que os três dias recomendados?

Nao seria interessante usá-lo por mais dias ou em ocasiões onde eu possa proteger melhor a tatuagem, como na hora de dormir ou pegar um onibus, por exemplo?

Gostaria que essa duvida fosse sanada.

No mais, parabens pelo blog e boas tattoos para todos nós!

Zen! disse...

Boa tarde, Augusto,

Antes de mais nada obrigado por ter gostado do texto. Foram anos até ter total certeza do que estava escrevendo... Anos tatuando e estudando.

Vamos lá... O plástico pode ser usado por mais de três dias, porém não precisa ser por 24 horas ao dia. Vc pode usá-lo para dormir sim, é até bom e evita que suje seu lençól. Em situações assim pode usar, mas a tattoo precisa secar com a pomada e, por isso, não dá para vc usá-lo o dia todo.

Em situações de período mais prolongado como o sono tudo bem, mas no ônibus não há tanta necessidade. Ao menos que vc retire o plástico assim que sair dele. E reaplique mais pomada.

No banho, após os três dias deixe sem o plástico, pois vc estará lavando pequenas porções de sangue coagulado que podem ficar grudadas na tattoo. Evite esfregá-la, mas lavá-la, após os três primeiros dias, ajuda bastante...

Espero ter ajudado. Sempre que precisar estou a disposição, ok?

Abraço,

Zen!

augusto disse...

Obrigado pela atenção, Zen!

O que eu acho mais legal em tatuagem é que tal qual os desenhos escolhidos, a cicatrização varia demais de pessoa para pessoa.

A minha é muito boa, no entando a pele é fina demais e as tatuagens, por mais bem cuidadas, acabam por criar uma leve camada acima da pele, uma espécia de "lombada"....não classificaria como um quelóide, mas o fato é que as mesmas acabam ficando um pouco em alto relevo, até porque eu gosto de tribais e os traços e o preenchimento são realmente mais bruscos.

O importante é que eu estou satisfeito. Mas como cada tattoo minha possui um absurdo lapso de tempo de uma para outra, acabam surgindo mais dúvidas, como essa anterior do film e outra que te pergunto agora.

Nas primeiras tatuagens, usei pomada de arnica como cicatrizante/hidratante; na segunda usei o Bepantol; e agora na terceira estou usando um remédio feito em farmácia de manipulação com o mesmo composto ativo do Bepantol.

Mas eu sinto que essa pomada manipulada parece um pouco mais espessa e menos "oleosa" do que o remédio original.

Será que a eficácia será a mesma? Ou compensaria que eu trocasse logo pelo Bepantol original?

Apenas segui a sugestão do tatuador. Mas acho sempre interessante ouvir demais opiniões de profissionais do meio.

Obrigado pelas dicas e pela paciência nas respostas!

Zen! disse...

Fala Augusto, tudo bem?

Então, meu velho, aina não inventaram nenhuma - repito - nenhuma pomada melhor que a Bepantol. Até fizeram uma genérica, mas ela está causando muita alergia...

A Bepantol é rica em vitamina B5, essencial para a cicatrização, e além de cicatrizante ela é restauradora da pele... Não aconselho ninguém a usar nenhuma outra a não ser ela. A menos que a pessoa tenha alguma alergia, aí sim a pessoa pode usar a Nebacetin, pois ela tem um antibiótico além de ser cicatrizante...

No mais, Bepantol ainda é a melhor que existe, ok?

No mais, estamos aí pra qualquer dúvida que eu puder ajudar...

Abraço,

Zen!
Zen Tattoo & Mr. Rock
Rua Prudente de Moraes, 632 - Loja 06 - Shopping Kamada - Centro
Taquaritinga/SP 15900-000
Tel.: (16) 81121030
zentattoo@gmail.com
blog: oblogdozen.blogspot.com

SIlvitos disse...

opa, primeiramente queria parabenizá-lo pelo blog, é muito bom saber que pessoas que possuem conhecimento, se oferecem a dividí-los conosco.
vamos a minha duvida.
Eu fiz a minha tatuagem a exatamente 24hrs, o meu tatuador me instruiu a passar 3 dias apenas a hidratando com soro fisiológico e usando o film, e após isso, passar 5 dias com o bepantol e o film. A composiçao do soro é basicamente agua e sal, e segundo suas afirmaçoes o sal prejudica a cicatrizaçao. o que eu faço? Grato e parabens denovo

Zen! disse...

Olá SIlvitos, tudo bem?

Então, na verdade o que atrapalha no uso do soro é exatamente a presença do sal. O mais recomendado é o uso de água apenas. Quanto mais limpa for a água melhor, afinal vc estará lavando uma ferida, não é mesmo? Talvez seu tatuador tenha te orientado a usar o soro, com medo de vc usar uma água qualquer. Procure usar água filtrada, ok?

O Bepantol é indicado usá-lo da seguinte forma: 3 dias com o plástico mais 15 dias sem o plástico. Não se esqueça, sua tattoo leva 2 meses para cicatrizar. Após 15 dias ela já está melhor, mas não quer dizer que já esteja 100%, ok?

Quanto ao uso da bandagem (o film) não há necessidade de usá-lo por mais que três dias inteiros. No meu blog tem um texto sobre bandagem. O link dele é:
http://oblogdozen.blogspot.com/2008/09/bandagem.html

Lá tem a opinião de vários profissionais, inclusive médicos sobre seu uso. Dê uma lida nesse trecho: A dermatologista Ana Paula Farias Jorge não só aprova este tipo de bandagem, como já a conhece na medicina tradicional. "Este tipo de método é o que, na medicina, chamamos de oclusivo. Sua função é fazer com que a pele aumente a absorção de remédio (no caso, a pomada) passado. Também é muito bom para manter o local tatuado longe das bactérias, mas isso não impede algum tipo de infecção secundária ou clareamento do desenho. E se, por acaso, inflamar, é bom tomar um remédio antibiótico (recomendado por um especialista)", informa a doutora.


Qualquer dúvida nova, estou a disposição.

Abraço

Zen!
Zen Tattoo & Mr. Rock
Rua Prudente de Moraes, 632 - Loja 06 - Shopping Kamada - Centro
Taquaritinga/SP 15900-000
Tel.: (16) 81121030
zentattoo@gmail.com
blog: oblogdozen.blogspot.com

Anônimo disse...

Olá Zen, tudo bem...
Fiz uma tatoo (no pé) no sábado, ficou ótima, mas não me indicaram o uso do film por três dias, e além do mais estou usando a Cicatrene para ajudar na cicatrização. Vc acha que ainda devo utilizar o film e trocar de pomada? E qto a exposição ao sol...vc acha que devo passar bloqueador, não estou me expondo totalmente, mas de andar pela rua para trabalhar, etc, é necessário? Ela não coça, mas ainda está sensível e um pouco vermelhar ao redor...agaurdo seus comentários.
Valeu!!!!!
Mi

susana disse...

oi, zen!!
demais seu blog!! muito informativo, super bem escrito e super responsa em relacao a essa arte tao cercada de mitos que eh a tattoo.
foi aqui que aprendi que a tintaiada toda nos primeiros dias eh normal (estava meio preocupada...).
uma curiosidade::: logo depois que fiz minha tatuagem, passei o resto do dia meio mareada.. eh algum tipo de reacao do organismo? ou foi pura coincidencia??
um abraco y luz
su

Anônimo disse...

oi, adorei a esplicação e compriendi porke a minha tattoo aclarou passado um mês, retoqueia faz hije 3 dias, a minha questao é, amanha bem demanhazinha poderei ja tomar meu duche sem plastico? a minha tattoo situada por traz da orelha e pescosso. agradecia sua resposta :)

Anônimo disse...

oi,li o que escreveu e axei muito curioso, a minha tatuagem tem apenas uma semana e ja saltou squela pele que salta, aí diz que demora 15 dias a minha questao é se ainda ponho creme na tatoo e se ainda nao posso praticar piscina nem desporto

Anônimo disse...

Oi Zen, tudo blza?
Bom, primeiro quero lhe dar os parabens pelo texto, me ajudou bastante.
Segundo gostaria de saber se tem algum problema eu usa bepantol liquido na minha tatuagem e se isso afeta alguma coisa?

bjos

Aymezita disse...

oi eu gostaria de sabe se é normal a tatuagem coça no 3 dia ?
pois a minha esta coçando.
seria grata se me tire-se está duvida...

Renata Porto disse...

OLÁ, ADOREI AS DICAS, ESTOU TAMBÉM ESTUDANDO DE TODAS AS FORMAS PARA FAZER UMA BOA CICATRIZAÇÃO DA MINHA TATTO, POIS FIZ UMA HA UMA SEMANA ATRÁS, AS MINHAS DÚVIDAS SÃO AS SEGUINTES, QUANDO PODEREI IR A PRAIA, OU FICAR DE MOLHO NA PISCINA COMO EU GOSTO?? TAMBÉM TENHO DÚVIDAS DE QAUNTO TEMPO TENHO QUE EVITAR AQUELES ALIMENTOS, SE JÁ DEPOIS DE SETE DIAS POSSO ME AFOGAR NOS CRUSTÁCEOS E CHOCOLATES, RSS, COISAS QUE EU AMO... ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR, UM ABRAÇÃO E SUCESSO, SUAS TATTOS SÃO LINDAS, PARABÉNS!!

kuila disse...

Mestre Zen, uma dúvida, no caso de uma tatoo grande ou detalhada que necessita de mais de 1 sessão, qual o intervalo recomendado entre as sessões? desde já grato. Kuila.

Zen! disse...

Olá Kuila,

O intervalo mínimo é de 20 dias... Porém isso vai variar de acordo com cada tattoo, pois, se for pra mexer numa área onde a primeira sessão não atingiu, pode ser feito antes. Mas cuidado pra não passar por cima de onde ainda não cicatrizou, afinal uma tattoo é uma ferida e não tem como fazer uma tinta pegar aonde a pele ainda não cicatrizou...

Qualquer nova dúvida é só escrever...

Zen!

Anônimo disse...

Boa noite!
Só tenho a parabenizar por esse belissimo trabalho, confesso que fiquei muito fã de seu texto. Tudo que estava procurando foi dito e explicado detalhadamente.
Fiz minha primeira tattoo no sabado de manhã, e estava na dúvida de quanto tempo tinha que ficar com a tattoo, pois eu sai tão feliz que acabei não lembrando do que o tatuador me disse, e esses dias estavam corridos e não teve como eu conversar com ele.
Mais estou com uma dúvido Zen, se puder me responder, eu irei pra praia no final do ano, e se eu fiz a tattoo a quartro dias atrás, não poderei curtir o mar nem o sol da praia? E sobre o uso de bebidas alcoolicas, eu passei final de semana na seca pois ela pode prejudicar a cicatrização isso procede até quantos dias? E sobre o uso de cigarro e cannabis também?

Abraços!

Zen! disse...

Ahahahahahahahah... Cannabis e cigarro não atrapalham em nada. Veja bem, não estou incentivando o uso de nada, estou apenas me referindo ao que importa, sua cicatrização. Álcool também não atrapalha... É mais no primeiro dia... Quanto ao mar e ao sol, eles têm que ser evitados por 60 dias... Sem preguiça... O problema do mar é o sal e quantidade de urina e fezes na água... Isso sim atrapalha e muito...

No mais, boa cicatrização pra vc...

Zen!
Zen Tattoo & Mr. Rock
Rua Prudente de Moraes, 632 - Loja 06 - Shopping Kamada - Centro
Taquaritinga/SP 15900-000
Tel.: (16) 3252.4207
e-mail: zentattoo@gmail.com
blog: oblogdozen.blogspot.com

kuila disse...

fala mestre, eu novamente.
só uma dúvida, em caso de irritação do local pós-tatoo qual a recomendação?

forte abraço.

Anônimo disse...

Boa tarde

Adorei o blog, muito interessante para quem está com alguma dúvida e com receio de fazer uma tatoo.
Parabéns!!
Minha pergunta é: minha irmã fez duas tatuagens, uma nas costas e uma na cintura, no lado, (em cima da famosa gordurinha lateral). A tatuagem das costas está ótima, mas o outra ficou com ospecto de borrada, isso foi no dia seguinte, quando ela acordou estava com o plastico cheio de excesso de tinta o o borrado, algumas pessoas nos dizem que com o tempo vai saindo aos poucos, só saiu um pouquinho e a tatuagem dela já tem 25 dias.
E o tatuador pediu pra ela ficar com o film e a pomada uns 15 dias. Trocando 5 x ao dia.
Todos o procedimentos foram feitos em relação a alimentação, a pomada, etc.
Gostaria de uma opinião se esse borrado sai mesmo ou não?
Estou com receio pois vou fazer uma tatuagem bem mais detalhada do que a dela, uma tatuagem de São jorge colorida e em 2 seções.

Obrigada
Bjs

Anônimo disse...

Desculpa meu nome é Veridiana, da pergunta acima!!!!!

Zen! disse...

Olá Veridiana,

No caso da tattoo da sua irmã, o correto mesmo pra se usar o plástico são 3 dias apenas trocando 3 vezes ao dia, e isso não é opinião minha e sim de médicos dermatologistas, pois nesses dias uma tattoo está muito mais exposta, é aquela história da tattoo ser uma ferida, e com isso é muito mais fácil de se ter contato com bactérias - e é bom lembrarmos que só se precisa de uma bactéria, umazinha só - e nesses 3 primeiros dias a tattoo tende a formar cascas, o que, ao contrário do que se pensava antigamente, não é bom pra tattoo, pois cada pedaço de casca cai com uma quantidade de tinta. Quanto a tinta sair, nos primeiros dias ela sai um pouco sim, afinal a tinta, pro nosso organismo é um corpo estranho que ele quer eliminar. Por isso dizemos que, quanto mais tempo levar pra sua tattoo cicatrizar, mais tinta se perde. Daí os cuidados com a cicatrização como alimentação, piscina, sol, etc... Não entendi o que vc qis dizer com a tattoo da sua irmã estar borrada. Se ela puder, peça a ela pra me mandar uma foto da tattoo como ela está hoje, aí dá pra eu falar melhor, ok? Mas lembre-se sempre, qualquer dúvida procure também seu tatuador. Ele está lá pra ajudar também, ok?

Qualquer coisa estou a disposição...

Zen!

Anônimo disse...

Boa noite

Zen

Mandei a foto da tatuagem da minha irmã no seu email.

Espero que de pra vc ter uma idéia!!!

Abçs
Veridiana

Zen! disse...

Olá...

Bem, ao que parece sua irmã teve o que chamamos de migração da tinta. Agora ela pode ter duas escolhas. Uma: o organismo da sua irmã absorve a tinta que migrou debaixo da pele e isso se resolve sozinho. Outra: sua irmã terá que elaborar um fundo, que deve ser claro pra não ficar uma coisa muito agressiva, para disfarçar essa migração. Por hora, o que ela deve fazer é esperar pra ver como a tattoo cicatriza de vez, aí sim tomar alguma atitude...

Valeu?

Qualquer dúvida é só escrever...

Zen!

Martha disse...

oLá! Tb gostei muito do seu blog!
Fiz uma tatoo ontem mas o tatuador não colocou o filme...apenas me orientou a usar a Bepantol.
Sou enfermeira e estou usando o soro fisiológico antes da pomada pois é muito usado em feridas para acelerar a cicatrização... Mas agora fiquei em dúvida com o que vc escreveu...Pode ter alguma reação com a tinta utilizada na tatuagem? Vc conhece a pomada Furacin? Pode ser usada?

grata,
Martha

Zen! disse...

Cara Martha,

O plástico film é fundamental para abafar sua tattoo com Bepantol que é cicatrizante, mantê-la longe de bactérias e não deixar formar cascas... Não conheço Furacin, porém se ela tiver vitamina B5 serve também... Eu não conheço nenhuma melhor que Bepantol e olha que conheço várias... O soro fisiológico tem sal na fórmula e isso não ajuda muito. Se vc puder não usá-lo acredito que seja melhor... Qualquer dúvida estou aqui...

Zen!
Obs.: Ah! Desculpe-me pela demora da resposta. Eu estava em viagem...

neuza disse...

oi, fiz uma tatuagen no tornozelo e estou seguindo a risca todas as recomendações,mas estou com uma dúvida.Quando posso depilar a perna no local da tatuagem?
obrigada pela atenção.

Zen! disse...

Bom dia, Neuza...

Olha, quanto a depilação se for com cera vc deve esperar os dois meses de cicatrização. Se for raspar com lâmina, espere ao menos um mês... Lembre-se: vc pode depilar a perna toda. Somente em cima da tattoo que não, ok?

Zen!

diogo disse...

oi zen...eu gostaria de saber o que faz o alcool á tattoo no primeiro dia? cumprimentos

Zen! disse...

Caro Diogo,

O álcool não atrapalha muito a cicatrização, porém se puder evitar no primeiro dia, alguns dermatologistas dizem que ajuda sim. Palavra de médico é palavra de médico. Ah! Evite frituras também. Tudoq ue vai mergulhado em óleo como batata frita, pastéis, enfim...

Valeu?

Zen!

claudia disse...

ola Zen fiz minha tatoo ha 8 dias ta coçando bastante e tem nodesenho pequenas bolinhas como um queloide pequenino e normal? uso bepantol mas nao fui instruida sobre o plastico, mas fujo do sol como vampiro e lavo a tatoo so com agua. claudia de vila velha espirito santo

claudia disse...

ola Zen fiz minha tatoo ha 8 dias ta coçando bastante e tem nodesenho pequenas bolinhas como um queloide pequenino e normal? uso bepantol mas nao fui instruida sobre o plastico, mas fujo do sol como vampiro e lavo a tatoo so com agua. claudia de vila velha espirito santo

Gabriela disse...

Olá!

Faz uma semana q fiz minha primeira tatoo.Meu tatuador não falou q deveria usar o plástico, e sim lavar com um sabonete especial durante o banho. Hoje, enquanto lavava, saiu uma casca e a região ficou um pouco esbranquiçada. É normal??

gabriela - sp

Zen! disse...

Oi Cláudia,

Tenho percebido uma tendência muito grande no Espírito Santo, por quem me escreve pedindo ajuda, por parte dos tatuadores em não indicar o uso do plástico. O que não dá pra entender, muito menos sabendo-se a proximidade que vcs têm do mar... Quem recomenda o uso do plástico são médicos dermatologistas. è muito importante. Quanto as "bolinhas" como vc disse, ainda é muito cedo pra se falar em quelóide. O que vc pode estar tendo é alguma reação a tinta ou mesmo a algum prouto usado durante o processo da tattoo... Quanto a coceira ela é bem normal, incomoda, mas é normal.

Qualquer dúvida é só escrever, ok?

Zen!

Zen! disse...

Oi Gabriela,

Quem recomenda o uso do plástico são médicos dermatologistas. É muito importante. Ele é quem vai mantê-la longe de bactérias no período inicial de sua cicatrização e também abafar sua tattoo evitando a formação de cascas que falham sua tattoo... ainda é cedo pra saber se a casquinha que caiu da sua vai falhar a tattoo ou se ela vai cicatrizar toda no tom que ficou abaixo da casquinha. É esperar e cuidar certinho...

Qualquer dúvida é só escrever, ok?

Zen!

camila paulino disse...

Olaa adorei o seu blog!! maravilhoso! varias duvidas esclarecidas!
Gostaria d saber se posso usar Cicatrene ao invés de Bepantol... tatoo pequena 3x3, tem akgum problema?
bjux e agradeço desde já ;)

Zen! disse...

Olá Camila,

Então, eu já ouvi falar desta pomada sim, porém não sei te dizer nada sobre ela. Sei que a Bepantol é excelente pra isso e que agora tem uma genérica dela que está dando alergia em todo mundo. Eu, no seu lugar, não arriscaria a troca de pomada. Nãoq ue a Cicatrene não vá funcionar, mas tattoo é o tipo da coisa que não dá - e não vale a pena - pra arriscar, não é mesmo?

Qualquer coisa estou a disposição,

Zen!

Anônimo disse...

Fiz uma tatuagem na última terça feira, NA VERDADE, SÓ A CONCLUIU ELA JÁ ESTAVA RISCADA. Usei o bapantenol qdo saí do estpudio... e depois disso só na sexta à noite.... não utilizei plástico ou nada assim, fui relapsa, e agora comecei a usar pq sinto q minha tatoo pode estar mais clara do que pretendia e coça muito. O q vc ax, a minha falta d cuidados estrAgou o resultado??? estou muito preocupada.... usando regularmente a partir d hj, domingo, ainda poderei salvar a tatoo???

espero ansiosa por sua resposta!!!!

Zen! disse...

Olá... Provavelmente vc comprometeu o resultado da sua tattoo, sim. A menos que vc seja a pessoa mais sortuda do mundo. Aí sim... A falta do plástico, a falta da pomada correta (Bepantenol não tem a mesma eficiência do Bepantol) e a falta da dieta, fazem vc perder muito mais tinta do que tem que perder. Quanto a coceira ela é normal. Agora continue usando a pomada 3 vezes ao dia e evite o sol, piscina e tudo mais que está no texto do blog, pois não se engane, ela ainda pode piorar e muito... Antes tarde do que nunca, ms provavelmente vc terá que retocar sua tattoo...

Valeu?

Zen!

felipe disse...

Cara,
eu fiz sabado!

hoje deu 3 dias,

sera que posso joga bola ,

hoje ?

tenho essa preocupação,
estou cuidando trocando o plastico, colocando na hora de durmi, pomada direto.

abraços

Zen! disse...

Felipe,

Pode jogar bola, sim. A única coisa é, como vc a fez Há pouco tempo, e futebol é um esporte de contato, é melhor vc jogar com o plástico, ok? No mais, boa cicatrização...

Zen!

Rafael disse...

Fala mestre! Adorei o texto.

Podes tirar uma dúvida pra mim?

Fiz a minha tattoo fazem 4 dias. No primeiro ela ficou limpinha.. cuidei normalmente> No segundo ela começou a inchar bastante ao redor. Vermilhidão e etc. Soltou tinta. Liguei pro tatuador e ele me aconselhou a tomar um anti-inflamatório e tomar vitamina C. No terceiro dia o inchaço diminuiu mais... só que é como se a vermelhidão n cessase e soltou mais um pouco de tinta -> hoje ela está desinchada só que ao redor continua um vermelho e tá coçando pacas! Uma hora para de coçar e depois volta com tudo hahaha. Não houve perda de tinta. continuou tomando o anti-inflamatório.

tá normal esse processo?! é uma tatuagem é toda preta com um contorno branco em algumas partes.

obrigado!!

Zen! disse...

Caro Rafael,

Normal não é não. Vc usou o plástico? Três dias? O antiflamatório não vai ajudr na vermelhidão e sim numa possível dor. Vitamina C a Bepantol tem de sobra. Toda a vitamina C que vc precisa está nela. Quanto a coceira ela é bem comum, porém não com 4 dias, afinal o plástcio é pra ser usado por 3 dias. Somente depois do plástico, ou seja, após uns 6 dis ela coça e coça bastante... No seu caso ainda é cedo pra isso... A menos que não tenha sido usado o plástico... Quando coçar, use a Bepantol que ela ameniza a coceira, ok?

Valeu...
Zen!

Rafael disse...

Obrigado pela resposta rápida!!

Usei o plástico só pra dormir a partir do 2º dia! Não usei o dia inteiro até por que foram recomendações dele. Utilizar o plástico pra dormir ou se for sair. Quanto ao uso do bepantol, estou utilizando de 3 a 5 vezes por dia passando com cuidado uma camada fina dele. Lavando com água corrente sem esfregar. devo passar a utilizar o plástico?

A região raspada está vermelha (porém já diminuiu um pouco). Não pode ter sido da gilete? Quando ele fez a raspagem vi que era nova (pois ele tirou da embalagem na minha frente) e descartável porém achei meio brusca a forma como foi feita a raspagem. A tattoo é na batata da perna. Tem algumas bolhinhas vermelhas não só perto da tattoo mas em algumas partes da área raspada.

obrigado!

Katia disse...

Olá Zen seu blog foi o q de melhor encontrei para dúvidas sobre tatoo, mas tem algo q está me emcomodando.Hj tem 6 dias q fiz minha tatoo e ela esta cheia de casca , elas saem sozinhas quando tomo banho ou passo a pomada. Queria saber se isso é normal já q vc diz q não é bom surgir casca. Usei o plástico por três dias e ainda usso pra dormir só q minha pomada foi comprada no estúdio q fiz a tatoo recomedação do tatuador. Vc acha q devo trocar para Bepantol? Obrigada! Katia- Vespasiano-MG

Zen! disse...

Olá Rafael,

Então, vc pode estar com alergia da gillette e também do aço da agulha. Neste caso o melhor é esperar. Quanto ao uso do plástico ele deve ser nos 3 primeiros dias... Senão não...

Valeu?

Zen!

Zen! disse...

Cara Kátia,

Se vc usou o plástico nos 3 primeiros dias como ele tem que ser usado, ou seja, 24 horas por dia, o que vc está vendo não são cascas e sim uma fina pele que sai na cor da tinta, é isso? Se for isso é bem normal e - como vc disse - elas caem no banho ou ao passar a pomada. Não as arranque. Quanto a pomada do seu tatuador, vc tem que ver se ela é composta por vitamina B5, que é cicatrizante... Tenho meu estúdio e sei que não se pode vender pomadas em estúdios, por proibição da ANVISA. Medicamentos devem ser vendidos em farmácias especializadas e aptas pra isso. Não conheço nenhuma pomada melhor que a Bepantol e essa também é a opinião de muitos médicos dermatologistas. Aí, se vc deve ou não usá-la é contigo, ok? Eu recomendo sim.

Valeu?

Zen!

Gonçalo disse...

Oi. Gostei muito do seu texto, está bastante esclarecedor. Mas tenho uma duvida. Eu vou fazer um yin yang no meio das omoplatas na quinta feira. Ja comprei o Bepantol, mas na sexta feira de manha tenho Educação Física, Ginástica. Ora, sei que o suor é composto tambem por sal, será q isso afecta a cicatrizaçao?E o facto de esticar a pele, tambem?

Obrigado e continua o bom trabalho!

Zen! disse...

Na verdade, Gonçalo, o suor não atrapalha se vc estiver com o plástico e com a pomada Bepantol. Como ela é a base de óleo e não de água ela acabacriando uma película que afasta o suor de um contato direto. É claro que um pouco de suor cai sim, mas isso é inevitável. O fato de exercitar a pele não atrapalha em nada, ok?

Valeu?

Zen!

neuza disse...

Olá
Fiz uma tatoo à 40 dias, usei o plástico e o bepantol no período
recomendado.Saíu bem pouca tinta
e alguns pedacinhos de pele,mas eu não tive nem um pouco de coçeira será que isso é normal?
Eu ja estou usando bloqueador qndo saio ao sol pois não sabia que só podia fazer isso depois de 60 dias.
A tatoo está linda com a cor forte mas será q eu tenho q parar de usar o bloqueador?
Obrigada pela atenção...

Zen! disse...

Olá Neuza, vc pode usar o bloqueador sim. Porém nos 2 primeiros meses sua tattoo não pode tomar sol de maneira alguma. Nem com bloqueador, ok?

Zen!

Juju disse...

Oi...
Fiz uma tatoo há 4 dias, fis tudo certido a parte do film, mas agora ta soltando pele todas vez q a limpo.
Estou limpando-a com algodão e água sem esfregar, só para tirar o excesso da pomada.
É normal soltar pele com tinta?
Obrigada.

Zen! disse...

Olá,

Na verdade agora vc já pode lavar normalmente no banho, com um pouco de sabonete inclusive. Não vá passar bucha, claro, mas levemente vc já pode estar lavando sua tattoo sim. Até remover toda a pomada. Porém assim que vc sair do banho já passe a pomada novamente, pra ela não ficar seca.

Quanto ao fato dela estar soltando pele com a tinta é bem normal, se essa pele for bem fina, semelhante a um descascado de sol, só que ela sai com a cor da tinta. Só que vc não deve tirar essas peles, deixe que ela sai com a pomada e no banho, ok?

Valeu?

Zen!

[ rod ] disse...

Zen,

em primeiro lugar parabéns não só pelo blog e pelas dicas, mas pela preocupação em responder a todos, mesmo respostas quase que repetidas... isso mostra seu profissionalismo... tão raro hoje em dia... mas vamos lá, posso te abusar tb?

Fiz minha tatoo hoje na panturrilha e em pouco mais de 2 horas troquei o curativo... minha dúvida é... o tatuador disse q na primeira troca de curativo sairia tinta... não saiu nada, ela estava praticamente seca.. só com o resto de sangue... aí eu lavei com água e enxuguei com gaze e só aí apliquei a pomada, detalhe: achei q tinha bepantol em casa e qdo fui ver só tinha uma de nome dermil (com retinol, colecalciferol e óxido de zinco)... foi o jeito utilizá-la, pois estava só em casa e não tinha como sair para comprar a bepantol. Não sei se a bepantol é assim, mas ela tem aspecto denso. Coloquei em volta da tatuagem massageando levemente e na tatuagem eu coloquei levemente sem massagem cubriando-a totalmente, FIZ CERTO?

Outra dúvida é que hoje é 17/01 e em 1 mês e 3 dias estarei com amigos em Salvador... no carnaval... terei que cancelar essa aventura por conta da tatto?

Abraços e bom domingo.


[ rod ]

[ rod ] disse...

Completando vi que existe bepantol em solução... é melhor que a pomada (tanto na aplicação quanto na absorção)?

Abçs,


[ rod ]

Zen! disse...

Caro Rod, legal vc ter curtido o blog... Vamos lá:

Quanto a Bepantol tanto faz em pomada ou em solução. O que manda é a Bepantol... Não conheço a pomada que vc está usando, então, na dúvida é o que eu digo: use apenas a Bepantol. A sua pode não ser ruim, ma a Bepantol é excelente e, neste caso, não podemos fazer nada na dúvida, não é?

Quanto ao carnaval em salvador, vc não pode perder uma coisa dessas, não é mesmo? O carnaval lá é bom demias pra vc deixar de ir por causa da tattoo... Ehehehe... Faça o seguinte: use a pomada por mais 20 dia depois do plástico e lá, use bloqueador solar, fator 50 ou 60 o tempo todo. Não passe só de manhã, passe e repasse todo o dia...

A tattoo não solta tinta no primeiro dia, mas no segundo dia. Ou durante a primeira noite depois que vc a fez, mas bem a noitinha. Vc jamais poderia encontrar tinta na primeira troca, então, tudo está normal... Ou seja, já deve ter saído... Agora não é pra estar saindo mais...

Pode dar uma massageada na tattoo, beeeem de leve, ao aplicar a pomada. Isso ajuda seu corpo a absorver a pomada também... Qq dúvida é só escrever...

Valeu?

Zen!

Anônimo disse...

olá , parabens pelo site , muito bom mesmo .
Bem , eu fiz 2 letras chinesas nas costas à exatamente 8 dias . Passo bepantol 2 vezes ao dia e o tatuador só me mandou usar o plastico por 2 horas após a seçao .
Minha duvida é a seguinte : A tatuagem é toda preta e eu estou notando que ela está ficando as vezes com um aspecto meio branco e não muito agradável (e que ao aplicar a pomada ele desaparece mais depois volta) , gostaria de saber se isso é normal , por quanto tempo isso acontece e se é melhor passar mais pomada. Lembro que minha pele é de um tom claro , excelente pra fazer tatoos e que eu tenho 16 anos .

Muito obrigado e mais uma vez , parabéns .

André disse...

Zen, parabéns pelo post meu velho, primeiro que eu vi que esclarece tudo totalmente.

Mas agora vamos a minha duvida.
Fiz minha tatuagem 5ª feira, ou seja, hoje completa 1 semana.
Fiz no que todos consideram o melhor estudio de Fortaleza(minha cidade) e lá o tatuador falou pra eu usar o plastico só na 1ª noite quando for dormir e a pomada só por uma semana, na 2ª semana já usar o hidratante e quando completasse 15 dias parasse totalmente? Porem tou seguindo o que tu falou aqui.
O que tu acha disso?

Abraço.

Zen! disse...

Olá,

è bem normal esse aspecto branco nos primeiros dias. Lembro que o uso do plástico por 3 dias é recomendado por médicos e não por mim. A Bepantol tem que ser aplicada 3 vezes ao dia. Ainda é cedo pra saber como ela vai ficar, mas cuide direitinho dela nesses dias...

Valeu?

Zen!

Zen! disse...

Olá André,

Repito que já disse aqui por diversas vezes. O uso do plástico não é recomendado por mim e sim por dermatologistas, ok? Quanto a pomada use-a por 15 dias, 3 vezes ao dia. Depois vc pode parar e aí sim usar o hidratante, antes disso não, ok?

Qualquer coisa é só escrever...

Zen!

Anônimo disse...

olha eu aqui de novo zen (anonimo antes do andré)
vlw zen pelos conselhos !
tenho mais uma pergunta : já q eu nao usei o plastico por 3 dias 24 h por dia vc axa q hoje (9 dias depois) eu devo começar a usa-lo ?
outra : a pomada tem de ser aplicada tres vezes ao dia , certo ?
após a 1 aplicaçao eu reaplico novamente sobre a 1 camada de pomada ou a retiro com um papel higienico e aplico com a tattoo "limpa" ?
obrigado de novo , e parabéns

(igor)

Zen! disse...

Igor, agora não adianta mais usar o plástico pois sua tattoo já está na fase em que ela tem que começar a secar. Pode aplicar uma pomada sobre a outra, mas se vc puder limpá-la com um algodão molhado, sem esfregá-la, é bem melhor, ok?

Valeu...
Zen!

Anônimo disse...

vlw zen !
quanto tempo vc acha q eu tenho q esperar pra fazer um retoque MINIMO nela ?? eh pq quando a casquinha saiu eu percebi 2 pontos falhos ..mais bem minimos msmo ..so da pra ver bem de perto !
abraçaao
;]

(igor)

Zen! disse...

Igor, o ideal são 2 meses. Antes disso não!

Zen!

Anônimo disse...

vlw zen !
qualquer coisa eu volto
=]
abraço

(igor)

[ rod ] disse...

Zen,

olha eu de novo... só depois do 12º dia de uso da pomada é que ontem ao lavar à noite com sabonete neutro saiu a pele quase toda... somente lavando levemente com o sabonete... e notei que ela ficou totalmente negra com a cor da tatoo mesmo... mas hoje manhã notei que por volta dela ficou vermelho com que se tivesse inflamado... como a tatoo é na panturilha só uso o plástico com a pomada na hora de dormir para não sujar tudo...

Eu sou o cara lá que vai para Salvador Carnaval e portanto vc recomendou antes usar a pomada por mais 20 dias... ou seja ainda tenho mais até terça seguinte dia 03/02 para uso da pomada não é isso?

Abçs,

[ rod ]

Anônimo disse...

Olá Zen!!!
Primeiramente, gostaria de te parabenizar pelo Blog.
Mas vamos la para minha duvida.
Há uma semana, fiz uma tatuagem que tem várias cores em degradê. Tomei os cuidados, usei o plastico por tres dias e estou usando Bepantol 3 x ao dia. Porém, com o cair das "casquinhas" que na verdade são pelezinhas com tinta, estou notando que algumas áreas ficaram bem claras, algumas brancas msm da cor da minha pele, parecendo que a tinta não pegou, principalmente os tons de azul e lilás, que estão caindo com as casquinhas. Gostaria de saber por que isso está acontecendo, se isso é normal e irá voltar a escurecer, ou se foi a tinta que não pegou e vou precisar retocar, e se for preciso retocar, com quanto tempo posso fazer isso.
Obrigada!!!!!

cecy disse...

olá zen adorei os esclarecimentos sobre tatoo
fiz a minha a 1 mês ficou otima,e gostaria d saber se já posso pegar sol usando o protetor solar?
vlw e mais uma vez parabéns

Zen! disse...

Olá Cecy,

Na verdade sol apenas depois de 2 meses, ok? É o certo!

Valeu...

Zen!

Rodrigo disse...

oi Zen, em primeiro lugar gostei muito do seu blog, estou com um problema, eu fiz um tattoo 4 dias atrás, o meu tatuador naum indicou nada pra mim nem plastico e muito menos pomada e mandou assim que chegar em casa tirar o filme e lavar com sabão de coco, estou meio preocupado pois estou no quarto dia de tattoo e ela esta meio desbotada naum tá uma cor bonita, ela é um maori todo preto. fico esperando um conselho seu!

Zen! disse...

Meu velho, sabão de côco?

Nunca ouvi nada assim. Seria até engraçado se não fosse trágico. Vai correndo até uma farmácia e compre a pomada cicatrizante Bepantol. Aplique sempre que vc perceber que ela está ficando seca. O mais importante agora é mantê-la umida com a pomada.Por 15 dias.

Quanto ao sabão pode ser que ele tenha atrapalhado o resultado final de sua tattoo sim. Aí, o melhor que vc faz é retocá-la, mas somente depois de 2 meses, ok?

Valeu...

[ rod ] disse...

Zen,

olha eu de novo... só depois do 12º dia de uso da pomada é que ontem ao lavar à noite com sabonete neutro saiu a pele quase toda... somente lavando levemente com o sabonete... e notei que ela ficou totalmente negra com a cor da tatoo mesmo... mas hoje manhã notei que por volta dela ficou vermelho com que se tivesse inflamado... como a tatoo é na panturilha só uso o plástico com a pomada na hora de dormir para não sujar tudo... esta certo?

Eu sou o cara lá que vai para Salvador Carnaval e portanto vc recomendou antes usar a pomada por mais 20 dias... ou seja ainda tenho mais até amanhã dia 03/02 para uso da pomada não é isso?

Depois de amanhã faço o que?


Abçs,

[ rod ]

Zen! disse...

Rod, depois da pomada, nos dias que vc estiver na praia e no sol, use bloqueaor solar, fator 50 ou 60, não menor...

Valeu?

Zen!

Anônimo disse...

Olá!!! meu nome é Thais e eu
fiz a minha tatooo no domingo, cuidei dela direitinho tudo certo mais ontem qnd eu cheguei e fui tomar banho saiu várias cascas e a cor por baixo está ficando um pouco mais clara do que era......a casca é fina e tem bastante tinta.....não sei se ta clara pq eu sou bastante branca e os tons são amarelo e laranja(os mais proximos da minha pele)a tatoo é um sol nas costa em vermelho, laranja e amarelo.
valeu!!!!

Zen! disse...

Olá Thaís, então bem normal sua tattoo dar uma descascar um pouco. E essa pele que solta é da cor da tinta mesmo. Quanto a ela estar ficando mais clara ainda é cedo e como ela está sempre com pomada, ela dá esa esbranquiçada sim, mas depois volta tudo ao normal, ok?

Qualquer dúvida dê uma lida no texto sobre cuidados no meu blog, ok?

Valeu...

Zen!

Anônimo disse...

OBRIGADA!!!!;)

[THAIS]

Anônimo disse...

Olá... meu nome é cintia...
fiz minha tattooo ontem... dia 14/02...
E no dia seguinte, hj, quando fui tirar o plastico, passei um papel igiênico para tirar a pomada e limpar, acho que fiz errado, pois saiu um pouquinho só da tinta, estou preoculpada, pois tenho medo de ficar falhada... será que vou ter que retocar?

Obrigada...
=D

Zen! disse...

Olá Cintia,

É bem normal sair tinta nos dois primeiros dias. Fique tranqüila. Qualquer dúvida leia o texto Cuidados Pós-Tatuagens no meu blog, ok?

Valeu,

Zen!

Anônimo disse...

Oi..Fiz uma tatoo sabado 21/02...o tatuador n falou nd sobre o uso do plastico nem alimentação nem nd...só mandou eu usar nebacetin...o farmaceutico mandou eu comprar bepantol mas eu preferi seguir a orientaçao do tatuador...
usei do bom senso e tirei a carne de porco da alimentação como é recomendado p piercing...eu usei o film para dormir ontem, mas n usei no banho..n esfregeui nem nd..mas hj eu passei um pouco de espuma para tirar o excesso de pomada..td bem??
estou usando nebacetin e evitando sol ao maximo..protegendo a tatoo e usando roupas o mais folgadas possiveis...a tinta que sai da tatoo mancha a roupa??
acho que é só...
parabens pelo blog..mto bem elaborado..

valeu..

bjooo
Maga

Anônimo disse...

ah! esqueci de perguntar...

alguma medicação interfere no resultado?? como o anticoncepcional ou paracetamol??

e meu tatuador mandou eu voltar em 20 dias para ele ver como ficou e se precisa de retoques..eu nao devo deixar ele fazer nada, em hipotese alguma, até completar dois meses certo? devo bater o pé?..hehe


bjo e valeu de novo...

Maga

Paula disse...

Olá Zen
muito bom seu Blog, esclaresceu muitas duvidas.
Mas ainda tenho uma.Hj fz 6 dias q fiz a tatto, e esta criando uma fina camada em alguns lugares, e tenho medo q quando elas saia, fique falhas, pois nao esta em toda a tatuagem.
Obrigada

Zen! disse...

Bem, vamos por partes...

Paula, fique tranqüila pois essa fina camada é bem normal... Só que vc não deve tirá-la. Deixe que ela caia sozinha, ok?

Zen!


Olá Maga, esses medicamentos não interferem em nada na sua cicatriação, ok?

Quanto ao retoque ele pode sim ser dado 20 dias após, mas para um melhor resultado dermatologistas recomendam 2 meses para uma cicatrização completa.

A tinta não mancha a roupa pois, se ela for profissional, é a base de água.

De fato a Bepantol é a melhor pomada para a cicatrização, mas Nebacetin também é boa, vai de vc qual usar... Quanto a higienização do local depois de 3 dias vc pode limpá-la com um pouco de sabonete, sim...

Valeu?

Zen!

bru disse...

oiiii Zen!!!

parabens suas informaçoes estão d+++....

aminha duvida eh fiz uma tattoo a dois dias atras e o tatuador assim que sai do studio disse q poderia tirar o plastico...chegando em casa ainda liguei novamente e ele afirmou q podia tirar pq a tattoo tem que respirar....agora to com medo de ficar impefeita...em relaçao a pomada estou passando a q comprei no studio....e agora???hj faz tres dias minha tattoo fiquei preocupada em relaçao ao plastico....sobre a casca ja esta formando.....

brigadaaaa....espero sua resposta

Zen! disse...

Olá Bru...

O Negócio é o seguinte: falar que sua tattoo precisa respirar é um erro absurdo. Vc não tem respiração curtânea, ou seja, não respira pela pele. Quem respira pela pele é sapo. Vc já viu alguém chegar num hospital com um corte, de qualquer tamanho, e sair de lá com ele aberto para respirar? Com certeza não. Quem recomenda o uso de plástico não sou eu, são médicos dermatologistas.

Sua tattoo não pode formar cascas e é pra isso que o plástico serve. Pra impedir a formação e cascas e para te proteger de bactérias, afinal, uma tattoo é uma feria aberta.

Quanto a pomada a melhor que existe é a Bepantol, por ser rica em vitamina B5 e vitamina E. Sou dono de um estúdio sei que a ANVISA proíbe a venda de pomadas em estúdios. As únicas que conheço e aprovo são as da Amazon Tattoo. Se a sua é deles então é boa. Senão, não acho uma boa arriscar né? Afinal tattoo é para sempre.

Qualquer dúvida é só escrever...

Zen!

bru disse...

OIEEE VALEWWW POR TER ME RESPONDIDO...A POMADA EH ESSA AMAZON MESMO..ENQUANTO A TATOO ELA TA MEIA DURINHA E DEU ESCURECIDA EU TO COM RECEIO DE FICAR ESCURA MESMO IGUAL DE CADEIA HEHEHEHEH.....EM RELAÇÃO A TATTO RESPIRAR PENSANDO BEM ELE FORÇOU A AMIZADE RSRS...MAS AGORA TO PASSANDO POMADA TODA HORA.....

BRIGADAOOO VIUU PELA SUA ATENÇAOO SEU BLOG TA D+++

ME ADD NO MSN SE KISER BRUNA.OVALENTE@HOTMAIL.COM

BJUSSS BOA NOITE

Maga disse...

olá Zen.

obrigada pelas dicas.

minha tatoo ta otima, cicatrizou bem.
estou usando a bepantol pq a nebacetin me deu alergia e começou a encher de bolinha a região.

no mais é isso...
valeu msm...

bjs
Maga

Jordana disse...

ola zen
gostaria que vc me desse uam ajudinha fis uma tatu no onbro e estou seguindo todu que esta escrito no seu blog para a sicatrisaçao mais eu estudo de manha e pego o sol do meio dia isso pode projudicar ela o que eu posso faser usar 2 blusas para n ir muito sol sei me ajuda por favor fis ela a 2 dias assinado:jordana

Zen! disse...

Olá Jordana,

Durante sua cicatrização, vc não pode tomar sol na tattoo, porém qualquer camisetinha por cima dela já resolve o problema. Não precisam ser duas não. Uma só já resolve. Valeu?

Zen!

Feh disse...

Olá querido, sou a Fernanda e tenho vários fechamentos no corpo.

To fechando a perna direita porém a cor azul tem partes que ficam com uma cor meio apagada. . .

Será que tem algo que to fazendo errado com ele??? E notei tbm que a cicatrização do azul pra mim está totalmente diferente que as outras cores. . .

está correto??

se possível responde no meu e-mail: fergirlsandbeer@hotmail.com

abraços

Tonho disse...

Oi, Zen... parabéns pelo blog e pelo post e pela ajuda.

Fiz minha tatoo hoje, um maori que está alucinante.... Fiz no Caio Tatoo, o estúdio mais antigo daqui do rio de janeiro.... (desde de 1977) sendo que o caio é considerado dos melhores aqui da cidade....
As recomendações dele foram identicas as suas, diferindo apenas num ponto. Ele me aconselhou a chegar em casa e, depois de uma hora, lavar a tatoo com um sabão neutro (soapex de preferencia)... e aí sim usar o plástico e tal..... Você concorda com essa recomendação?

Zen! disse...

Tonho, concordo sim. Este sabão não tem o sal, que os outros têm e é o que prejudica sua cicatrização. Manda bala que tá certinho, valeu?

Zen!

Anônimo disse...

Valeu, Zen!

Tatiana disse...

Só uma dúvida.. meu tatuador recomendou usar vaselina (da msm forma, com o plástico por três dias) ao invés da pomada, tem problema?
obrigada!

Luiz Filipe disse...

Eu fiz uma tatoo ontém a tarde , em menos de uma hora o film saiu , estou se bepantol e só vou poder comprar amanhã , hj eu passei uma leva camada de hipoglos , hj jah se formou uma casca semelhate a de um machucado sobre a tatoo. A tatuagem é um pequeno símbolo espada escudo entre os omoplatas naum tenho como colacar o film sozinho e naum tenho quem coloque , eu gostaria de saber q se eu só usar o bepantol a minha tatoo corre um riso grande de dar mancha ou falha

Zen! disse...

Tatiana, tem muito problema. Vaselina era usada na década de 70. de lá pra cá as coisas melhoraram e muito. Vaselina é derivado de petróleo. Imagina o que atrapalha a cicatrização? Qualquer dúvida dê uma lida no texto Cuidados Pós Tatuagem no meu blog, valeu?
Zen!

Zen! disse...

Caro Luiz, prejudicar acredito que já tenha prejudicado. Hipoglós não serve em nada pra tattoo, só atrapalha e compromete o efeito final dela. Quanto o plástico não usá-lo com certeza irá prejudicar e muito sua tattoo. Só o fato dela já ter formado casca prova de que vc está no caminho todo errado. E com certeza sua tattoo não ficará nem de perto com a beleza que ela deveria ficar. Qualquer dúvida dê uma lida no texto inteiro sobre os Cuidados Pós Tatuagem no meu blog. E da próxima vez faça em um lugar que vc consiga cuidar sozinho, já que vc não tem ninguém para te ajudar. Afinal tattoo é pra sempre, seja ela bonita ou feia...

Valeu?

Zen!

Luiz Filipe disse...

Zen o meu grande problema é que em qualquer caso de abafamento , a minha pele tende a ficar meio melada e nada gruda ,naum haveria outro meio , jah q no meu caso o bafamento prejudica e muito a sicatrização???

Zen! disse...

Luiz, a verdade é uma só. Esse plástico é a coisa mais chata do mundo, mas ele é fundamental para garantir a beleza da sua tattoo. Prenda-o com esparadrapo Micropore que ele fica. Não pode deixar de usar só pelo fato de ser chato. É impossível no seu caso o abafamento prejudicar a cicatrição. É exatamente o contrário. Afinal, vc já viu alguém chegar com um corte num hospital e sair de lá com ele aberto? Nunca, não é mesmo. O abafamento é para te manter longe de bactérias e não permitir a formação de cascas durante a cicatrização. Agora chato ele é mesmo.

Valeu?

Zen!

Luiz Filipe disse...

Vlw pelos toques anteriores

a partir de qto tempo eu posso retocar ou concertar a minha tatoo?

Tonho disse...

Fala, Zen.... Beleza? É tonho de novo...

Seguinte, segunda feira vai completar 3 dias e meio que fiz a tattoo... Já vou ter parado de usar o plástico, mas o lance é que me disseram que não podia ir para academia por uma semana... mas isso é difícil... Acha que na segunda feira já rola de ir pra academia normalmente, malhar e puxar ferro.... fiz uma tattooo no braço, na região do biceps e triceps... será que já posso ir malhar na boa, depois de 3 dias e meio com a tattoo? O que você acha? Meu atatuador falou em ficar uma semana pra evitar suor, mas to achando exagero e dele, to pensando certo? O que você acha?

Zen! disse...

Luiz, nadade retoque antes de 2 meses, ok?

Zen!

Zen! disse...

Tonho, suor não é problema, nem temos como evitá-lo, não é mesmo? A própria Bepantol irá mante-lo acima da sua camada e, por isso, ele nem atrapalha. Pode treinar tranqüilo que não tem erro não.

Zen!

Tiago disse...

Olá! tudo bem Zen!

Meu tatuador indicou usar o Neomicina..
Chegando na farmácia disseram que o mais utilizado e melhor era o Dexpantol, intão comprei e comecei a usar o Dexpantol, e vi em seu site que esse mesmo medicamento não é dos melhores, apesar que não tenho problemas com alergias...eu fiz minha tatto ontem na panturrilha, e usei a pomada hoje de manhã...Algum problema em continuar utilizando ela? até porque não tenho alergias...
Ficaria grato com a resposta...e parabéns pelo post, é muito util, ja ta nos favoritos...
e dei mancada na janta, comi carne d porco!!...hehehehe
agora vou seguir o que ta escrito aqui...

abraço Zen...

Zen! disse...

Então Tiago, o negócio é o seguinte. Ainda não existe pomada melhor que a Bepantol. A que vc está usando é genérica e não tem o mesmo resultado que a original. Ao menos é o que temos constatado nos diversos clientes que a tem usado, porém ela não é de todo ruim não. Mas vai de vc querer a melhor ounão. Não se esqueça do seguinte: de todo o processo de sua tattoo, a pomada é o mais barato, não é mesmo?

Abraço,

Zen!

Tiago disse...

Obrigado Zen!!!

Mais uma vez te dou os parabéns pelo conteúdo, e agradesço a resposta rapida na minha duvida...
Logicamente que vou comprar outra. Melhor cuidar bem agora, para não se arrepender afinal é pra vida toda...
Obrigado!!!

abraço

Tonho disse...

Valeu, Zen!! Hoje já vou pra academia... Ficar sem treinar é florida!! Brigado pela ajuda!

Tiago disse...

Olá! tudo bem Zen!

Faz 2 dias que fiz a tattoo, e estou usando o plastico durante o dia, e quando vou pra faculdade passo bastante pomada, chegando em casa eu retiro o exesso lavando somente com a espuma do sabão sem sal, e passo mais pomada para dumir mais não coloco o plastico, e só volto a usar o plastico no dia inteiro e anoite não...tipo 12 horas sim, 12 horas anoite não...
Duvida..hehehehe... usar o plastico 24h? e trocar 3x ao dia? por quantos dias?

Ficaria grato com a resposta, obriado!

Abraço Zen

Zen! disse...

Tiago, são 3 dias de plástico depois mais 15 dias de pomada, ok?

De resto vc está fazendo tudo certo, é isso aí...

Zen!

Anônimo disse...

Oi Zen
Adorei sua iniciativa em esclarecer as pessoas a cerca do procedimento ,achei extremamente honesto e engrandecedor pra cateegoria de vcs como artistas .
Minha pergunta é a seguinte ,fiz hj uma tatoo nas costas um mantraem sanscrito ,ficou maraaa,e não quero que ele perca a qualidade do serviço pq esta lindo ;faço Yoga e por mais que as pessoas achem que yoga e só meditação não é tem muitos alongamentos e exige muito da musculatura ,então em sua opinião quando devo retomar minhas atividades .obrigada
Vanessa

Zen! disse...

Vanessa, vc pode reiniciar suas atividades imediatamente. Não tem problema algum pra tattoo um pouco de exercício de qualquer natureza. Valeu?

Zen!

Tiago disse...

Oi Zen! tudo bem?

Hoje faz uma semana que eu fiz a tatuagem, usei os dias de plastico como vc recomendou, e agora na segunda feira faz uma semana que fiz a tatuagem, e trabalho de calça, passo a pomada 3x ao dia, mas a calça fica grudando na tatuagem, e a tatuagem ta discascando...
Normal? ou vou ter q usar o plastico para proteger ta calça?

Ficaria grato com sua resposta...

valew Zen

Zen! disse...

Na verdade, Tiago, se a calça que vc está usando for um pouco grossa e estiver pegando bem em cima da tattoo o ideal é vc usar o plástico sim, porém nas horas que vc estiver sem ela, vc já pode ficar sem plástico, mas com muita pomada, ok?

Valeu?

Zen!

Iza Calbo disse...

Oi Zen,
ler seu belo texto me deixou literalmente mais zen. Fiz tudo direitinho, mas vai coçar assim no inferno.
Trabalhei como jornalista muito tempo e seu texto foi o mais interessante que li a respeito de como cuidar deste "vício" porque, é fato: fez a primeira, sempre dá vontade de fazer a próxima.
Enfim, sou bem branquinha e agora fiz uma fênix nas costas. Ficou massa, mas parece que esta está não em cinzas, mas em brasa!

Parabéns!
Ah, fiz com um cara super talentoso aqui de Salvador, Zeca Tattoo. Foi a quarta...

Tati disse...

Muito bom o texto, tirou várias dúvidas.
Após os 15 dias com pomada, não preciso mais usá-la mesmo? Aí é só continuar protegendo do sol? Alguma dica a mais?
Obrigada

Cintia disse...

Oi Zen,

Fiz minha tatto a 5 dias e tenho uma dúvida.
Ela está meio "alta",como se fosse relevo, é normal isso?

Obrigada

Zen! disse...

Oi Tati, na verdade não. Somente os 15 dias. Após isso o bloqueador, mas depois de 2 meses, afinal nesses 2 primeiros meses vc não pode tomar sol de forma nenhuma... Vale lembrar que o problema do sol não é o sol que se toma ao ir pagar uma conta ou sair pra almoçar. O sol que prejudica é aquele de se ficar fritando mesmo, ok?

Valeu...

Zen!

Zen! disse...

Oi Cintia,

Pode ser normal sim. muitas coisas influenciam isso... Strees, qualidade de sono, alimentação, pra mulheres, aqueles dias... Enfim.. Espere um pouquinho que é pra ela baixar sim. Se isso não acontecer me mande uma foto pra eu poder ver o que está acontecendo, ok/

Zen!

NandaACP disse...

Olá Zen,
então encontrei o seu site procurando sobre cuidados de pos-tatuagem e o seu foi realmente o mais completo!Realmente este blog esta maravilhoso!!!e todos os textos que li no seu blog agora me ajudaram bastante!
Mas sim, eu vou fazer a minha primeira tatuagem, e estou com receio em relação a tinta, vc pode me dar algum conselho?
É verdade que a tatuagem estica?-pois como me disseram que as mulheres crescem ate os 20 anos fiquei bastante receosa...
Obrigada pela atenção,
Fernanda

NandaACP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
NandaACP disse...

oi Zen,
sou eu de novo, entao esqueci de perguntar eu vou fazer a tatuagem nas costas, ela não é grande mas eu desejo saber se eu vou poder treinar depois de dois dias?
sim mas e quanto ao uso do sabonete neutro?eu posso usa-lo uma vez a dia pelo menos?

Ps:eu treino karate.

Zen! disse...

Bem, Fernanda, vamos por parte...

Ela pode até esticar, mas não é nada que chegue a modificar o desenho... Peça pra qualquer amigo seu que tenha tattoo pra ele dar uma mudada de posição do corpo que vc vai ver que ela estica ou encolhe, mas não muda nada... Afinal, até grávidas que teem tattoo na barriga, após o nascimento do bebê, a tattoo fica como antes...

Não entendi o conselho que vc quer sobre tinta... É marca? Existem Starbright 2, Eletric Ink, TCM, todas essas são tintas bem legais, agora o melhor é vc procurar um estúdio na sua cidade que seja de confiança, aí sim pode ter certeza que a tinta é boa...

Quanto ao karatê, como ele tem muito atrito, é bom esperar os 3 primeiros dias sim e, depois disso, é bom vc treinar com plástico na primeira semana, ok?

Quanto ao sabonete é melhor não usar não. Não só pelo sabonete, mas pelo atrito com a pele que - por mais superficial que seja - acaba retirando a defesa que a pele começa a criar... Limpe-a apenas com um algodão molhado mesmo...

Qualquer dúvida é só escrever...

Valeu...

Zen!

NandaACP disse...

oi Zen,

entao a questão da tinta era realmente em relação a marca, mas minha outra duvida é que eu vou fazer minha tatuagem nesse quinta-feira, ela vai ser centralizada nas costas, e eu queria saber como eu coloco a bandagem?
Obrigada pela atenção
Fernanda

Zen! disse...

Fernanda, o melhor é vc fixá-la com o esparadrapo Micropore. Ele é cirúrgico e antialérgico. Não tem melhor. Não use os comuns pois eles deixam muita cola na sua pele, ok?

Zen!

Rodrigo disse...

Oi zen,
tenho uma dúvida sobre a cor da minha tattoo, ela é toda preta mas ela esta meio brilhosa, fazem 3 semanas que retoquei ela e depois disso percebi essa pigmentação, usei bepantol por 15 dias, tudo certinho, então gostaria de saber se essa pigmentação tem algo haver com o tipo de tinta usda na tattoo?
vlw, aguardo resposta!

Zen! disse...

Caro Rodrigo,

Espere mais uns dias que esse 'brilho' vai sair. Não é da tinta não. É da cicatrização da pele humana mesmo, ok?

Zen!

Anônimo disse...

Boa Tarde Zen..
Hoje fazem 4dias que fiz uma tattoo no braço, e percebi 3 feridas tipo espinha infeccionada.. aquelas bolinhas duras e doloridas..usei o plástico os 3 dias, e continuo com a pomada.. o que será? Valeu!

Rodrigo disse...

Vlw Zen, muito obrigado pela explicação.

Zen! disse...

Podem ser vááááárias coisas, mas uma coisa eu tenho certeza: NÃO MEXA!!!! Deixa que elas saiam sozinhas, senão vc pode falhar sua tattoo, ok?

Zen!

Priscila Martins disse...

Oi Zen....

Primeiramente qro te parabenisar
pelo blo,pois nunca vi uma pessoa responder td sobre Tatto c/ tanta
confiança.
A minha dúvida eh o seguinte:
Fiz a Tatto já vai fazer 1 mês,cuidei dela td certinho,o problema eh q ela está me coçando mto e qd coço ela incha e surgue umas bolinhas.Gostaria de saber oq eh isso,e o q eu devo fazer?

Bjus e obrigada ai pela tua atenção

Zen! disse...

Olá Priscila, obrigado pelo elogio ao blog... Bom, vamos partir do princípio que vc fez sua tattoo num estúdio profissional gabaritado...

Bem, até é normal ela coçar um pouco, afinal ela ainda não cicatrizou (lembre-se que são 2 meses para a cicatrização por completo) e é do corpo humano a pele coçar durante a cicatrização (por isso arrancamos aquelas casquinhas de feridinhas sem nem percebermos,a final ela coça também)...

Quanto ao fato dela ficar alta isso vai acontecer pro resto da sua vida e vários fatores influenciam nisso, fatores como: alimentação, stress, sono ruim, menstruação, enfim, vários fatores colaboram pra isso, mas depois ela volta ao normal... Quanto as bolinhas pode ser sim uma pequena reação a duas coisas. Primeira: pode ser a tinta e isso passa, segunda: pode ser uma reação ao aço das agulhas e isso também passa (essa alergia é a mesma de quem tem reações ao usar uma gillette, por exemplo. Se vc tiver reação ao se raspar com ela vc já sabe que é isso)...

Uma coisa é certa: espere que passa e não fica querendo espremer as bolinhas como se fossem espinhas, pois vc irá falhar toda sua tattoo, ok?

Qualquer dúvida é só escrever...

Zen!

NandaACP disse...

olá Zen,

entao eu fiz uma tatuagem nessa quinta,dia 02/04, entao ela não soltou nenhuma tinta nem sangue quando eu troquei o papel filme pela primeira vez, e continua não soltando, isso é normal?

Obrigada pela atenção
Fernanda

Zen! disse...

É normal sim, Fernanda, tá tudo indo bem contigo... Continue cuidando corretamente, ok?

Zen!

Anônimo disse...

Olá Zen Boa Noite.

Meu nome é Leandro.

Fiz minha tatuagem na segunda a noite, cheguei em cada tirei o plastico que estava com vasilina e lavei no banho com cuidado e coloquei a pomada Nebacetin (indicada pelo tatuador), usei o plastico até hoje de manhã (Sabado, isso quer dizer que usei plastico por 4 dias) com pomada, mas agora está aparecendo algumas bolinhas como se fosse irritações entre a uma letra e outra (fiz uma tatuagem de letras de Kanji e Katakana),continuo passando a pomada, mas estou com duvida se essas irritações eram por causa do plastico ou se é por cauda da pomada. uma outra duvida é que estou com receio de dormir e arrancar, machucar, etc... a tatuagem que está agora sem o plastico.

Zen! disse...

Leandro,

Se vc não confia em vc ao dormir e teme arrancá-la, coloque o plástico somente para dormir... Sua alergia - com certeza - foi por causa da vaselina. é MUITO errado usar vaselina em tattoo... Vaselina é derivado de petróleo, vc já imaginou jogando querosene ou gasolina na sua tattoo? Pois é, foi isso que vc fez... Espere, que essa alergia passa. A Nebacetin ajuda muito nesse sentido. Pode continuar com ela. Qualquer coisa escreva, ok? Ah! E Dê uma lida no texto Cuidado Pós Tatuagem no meu blog que lá fala tudo certinho....

Zen!

Anônimo disse...

Olá Zen, obrigado pelo retorno.

Leandro novamente.

Como você sempre recomenda a Bepantol e eu estava meio grilado com a tatoo, comprei e comecei a usar no lugar da Nebacetin, agora a tatoo está ficando meio branca e com aspecto de que está saindo uma pele, como eu trabalho de terno estou meio confuso se isso pode prejudicar a tatuagem, eu estou tendo o maior cuidado, mas como é minha primeira tatoo, qualquer coisa que acontece é motivo de susto, as bolinhas que estavam aparecendo aparentemente estão sacando. A vaselina infelizmente foi o tatuador que colocou.

marcelo disse...

oi zen parabens pelo blog...... me chamo Marcelo .então fiz minha tattoo a exatos sete dias e segui as recomendações certinhas bepantol o plastico e tudo mais ....mais tem uma camadinha fininha de pele como se fosse descascado de sol eh normal......eu to preocupado pois logo que fiz a tatoo meu tatuador me disse que podia lavar com sabonete e agua fria.....e agora

Zen! disse...

Leandro, dê uma lida no texto inteiro dos cuidados no meu blog que lá vc vai sanar todas essas dúvidas e não passará mais sustos... É normal soltar essa pele e não se assuste que ela sai na cor da tinta mesmo, ok?

Zen!

Zen! disse...

Marcelo, mantenha os cuidados apenas com a Bepantol, masi nada, ok? Quanto a pele sair é normal, relaxa que ela sai mesmo, e sai na cor da tinta, por isso essa impressão de estar perdendo a tattoo... Qualquer coisa é só escrever...

Zen!

bruna disse...

Ola zen, fiz uma tatuagem antes de ontem.Estou usando o papel filme e a bepantol tudo certinho como voce escreveu(mudando e recolocando a pomada 3x ao dia,e estou 24h com o papel filme), mas hoje percebi que minha tatuagem esta ficando sombreada ao redor dos traços,queria saber se isso é normal.
aguardo sua resposta...

Zen! disse...

Oi Bruna, na verdade não é normal não... Podem estar ocorrendo duas coisas:
Primeira: Uma migração da tinta por sob a sua pele e isso não é bom, pois pode ser que ela cicatrize assim...
Segunda: Pode ser que vc esteja tendo uma reação alérgica e isso pode causar essa aparência, mas continue com os cuidados que ela passa.

Se vc puder me envie uma foto pra eu poder, vendo o que está acontecendo, dar uma opinião mais clara sobre sua tattoo, ok?

Zen!

LEILA disse...

ZEN, AMEI SEU BLOG PELO QUE LI PERCEBI QUE VC É MUITO TRANQUILO E DE UMA PACIÊNCIA ENORME ALÉM DE TIRAR AS DUVIDAS DE TODOS.. FICO FELIZ QUANDO ENCONTRO ALGUÉM GENEROSO E VEJO ISSO EM VC.. FIZ MINHA TATTOO HOJE 15-O4-09 AS 11:00 HS ESCOLHI UMA FLOR NO COCCIX DEPOIS DE PRONTO ELE USOU A POMADA BEPANTOL COLOCOU O PVC..DEPOIS DE 2 HORAS ELE PEDIU QUE EU USASSE UMA BUCHA DE ESPUMA MACIA E ESFREGAR COM SABONETE NO QUAL USEI UM DE CAPIM CIDREIRA DA NATURA SEQUEI BEM USEI A POMADA NO QUAL JÁ CITEI POIS TENHO EM CASA..E ESTOU USANDO PVC E VOU USAR DURANTE 0S 5 DIAS E PASSANDO A POMADA NO MOMENTO ESTOU FELIZ ATÉ AGORA NÃO ESTOU SENTINDO NADA E VERMELHO SÓ FICOU UNS 40 MINUTOS DEPOIS DE FEITO...TODA HORA VOU AO ESPELHO PARA OLHAR SE ESTÁ TUDO BEM.. ELE PEDIU QUE EU TIRASSE A BANDAGEM SÓ PARA O BANHO O QUE VC ACHA, SERÁ SE EU ESTOU FAZENDO CERTO NÃO GOSTO DE SOL.. E NEM BEBIDA COM ÁLCOOL..NO MOMENTO NADA DE COÇAR ATÉ AGORA ANIMADA VOU FAZER TUDO DIREITINHO ENRROLEI BARRIGA TODA SÓ PARA PROTEGER E VOU E CONTINUAR DURANTE 5 DIAS NO QUAL ELA É A MELHOR.. FIQUEI MUITO CONTENTE COM SEUS ESCLARECIMENTOS E PELO QUE LI ESTOU FAZENDO TUDO CERTO...SÓ ESQUECI E COMI OVO COM PÃO HOJE A NOITE SERÁ SE VOU TER PROBLEMA.. UM ABRAÇO.

LEILA disse...

TEVE ERROS NA MENSAGEM MAIS VC ENTENDE QUANDO CLIQUEI JÁ TINHA POSTADO JA PASSEI VARIAS VEZES A POMADA BEPANTOL DA BAYER E MINHA BARRIGA ESTÁ TODA ENRROLADA ..
OBRIGADO DE CORAÇÃO PERDÃO PELOS ERROS...
AGORA SÓ CUIDAR USANDO A POMADA E O PVC SEM BUCHA... COMO ELE FALOU..

Zen! disse...

Olá Leila, na verdade a bucha é que é problema. Só para vc entender, a verdadeira cicatrização da tatuagem acontece quando seu corpo cresce uma fina camada de pele por cima da tattoo - por isso a Bepantol é a melhor pomada pra tattoo pois ela além de cicatrizante é restauradora da pele. Se vc usa bucha enquanto seu corpo está lutando pra cicatrizar sua ferida, afinal uma tattoo é uma ferida, superficial, mas é, vc tira a pele que já começa a se formar, prejudicando sua tattoo.

No mais acredito que vc não devia estar circulando toda a barriga com o plástico film, pois vc está deixando suor dentro dele e o suor tem sal. Isso atrapalha também. Compre um esparadrapo Micropore e faça o curativo somente na tattoo mesmo...

Quanto ao banho vc deveria estar tomando banho com o plástico nos 3 primeiros dias, pois sabonete, shampoo pra pele, sabonete líquido, todos esses têm sal em sua fórmula e o sal atrasa a cicatrização...

Ainda está cedo pra ela começar a coçar...

No mais é isso aí...

Qualquer coisa é só escrever, ok?

Zen!

zechim disse...

Fiz uma tatuagem a 7 dias, elas está soltando pequenas camadas de pele (parecido com queimaduras de sol) na cor da tinta, mais onde essa pele já saiu, está ficando meio cinza (tatuagem totalmente preta), e parece estar recessecada. usei filme por 3 dias, e continuo com a bepantol. Essa cor acinzentada é normal? Deve voltar a ficar escura?

Zen! disse...

Na verdade é normal sim, porém tem uma certa quantidade de tinta pra sair, se sair a mais aí vc terá que retocar, pois alguma coisa aconteceu de errado. Ainda é cedo pra saber isso, então o melhor qu evc tem a fazer é esperar e continuar cuidando direitinho, ok?

Zen!

Renato disse...

Zen, gostei muito das dicas, parabéns. Cara, ontém eu esqueci e comi um ovo frito no café da manhã e quando foi hoje pontinhos vermelhos apareceram em volta da tattoo, mas não exatamente em cima dela. Eu gostaria de saber se isso pode chegar a afetar o resultado final da minha tatuagem.

Grato.

Micael disse...

brother, li todo seu texto e todos comentários

não vim aqui fazer pergunta, pq acho que consegui esclarecer tudo antes da minha primeira tattoo, mas sim para te parabenizar pelo excelente texto, com excelentes dicas e pela enorme paciencia de responder as mesmas perguntas milhares de vezes além de perguntas que estão no próprio texto.

ia escrever mais, mas a bateria ta acabando. abraços

Zen! disse...

Renato, não vacila mais com a alimentação pois isso é muito importante... Esses pontinhos são normais durante o processo de cicatrização, pode ficar tranquilo que eles somem rapidinho, ok?

Zen!


Micael, obrigado pelo elogio ao blog... Agradeço pela visita!

Zen!

Renata disse...

Bom ola Zen...
Fiz uma tattoo dia 21/04/09, so desenhei ela, fiz uma fada nas costas, o tattuadar disse q era p mim usar a pomada de cicatrizante, e so usar o plastico naquele dia mesmo p dormir! Depois nao usei mais, sera que ocorre alguma falha nela devido a falta de plastico? Outra duvida, o desenho no dia fikou pretinho... e hj ela esta um pouco fraca o preto isso é normal?? To qrendo pinta ela, sera que tenho q esperar cicatrizar:?

Zen! disse...

Renata, antes de mais nada sim, vc tem que esperar ao menos 20 dias pela cicatrização. Outra coisa, com certeza afalta do plástico prejudicou sua tattoo e, por isso, ela está mais fraca que o normal. O lado bom é que como vc vai pintá-la ele já retoca o preto também... Dê uma lida nos Cuidados no meu blog pra fazer tudo certinho desta vez, ok?

Zen!

Ana Paula disse...

cara, parabéns pelo texto, fiz minha tattoo no domingo e meu tatuador mandou eu ficar 7 dias no plásstico... só que eu tenho alergia a esses esparadrapos que ficam em volta do plástico... ee ta tudo cocançando e vermelho...
vou seguir teu conselho e ficar os três dias necessário... então hoje me livro disso...
já tá começando a coçar pacas inclusive....
obrigada pelas dicas!!!

michel disse...

meu nome é michel to fazendo uma tatoo fiz a primeira seção e apos 15 dias fiz a segunda ta certo isso e outro ponto meu tatuador me disse que eu devia usar o plastico com apomado por 5 dias e lavar com sabonete neutro isso ta certo abraço .

Luci disse...

Olá...
Fia minha tatuagem ontem, 06/05, na perna. O desenho não é muito grande. Usei o plastico 1 dia, hj o tatuador pediu pra eu não usar mais pois a pele está vermelha e quente. Está certo? ou devo continuar com o plastico por 3 dias? O vermelho e a quentura na pele é normal?
Obrigada

Zen! disse...

Sim, eles são normais... Afinal é uma agressão para a pele tatuar... O plástico tem que ser usado por 3 dias... Sem excessão. Dê uma lida no texto Cuidados pós tatuagem no meu blog, lá tem tudo certinho sobre os cuidados...

Zen!

heraldogutiez disse...

amigo uma duvida nas 2 tatoos q fiz foi recomendado o uso de anti-séptico tipo aquele bandaid com lidocaina..e tals ... vc tem algums opnião sobre o uso de anti sépticos ?
heraldo

Alex disse...

dalee Zen..blz kra?
Vê só..to fazendo uma tattoo no braço direito e fiz a 3° sessão quase a 1 mês já..só q logo em seguida quando eu fiz ela ficou em alto relevo..e começaram a aparecer as famosas bolhinhas..só q essas bolhinhs viraram mtas e uma colada na outra.viraram como se fosse bolhas de agua,parecendo uma alergia, essas bolhas apareceram em cima das cores vermelha e laranja, na azul nao ocorreu nada e nem na amarela.essas bolhas quando lavo algumas estouram e ficam umas pequenas feridase, ela vai baixando em um lugar e aparecendo em outros..faz mais ou menos 1 semana q ta nessa sequencia, tb tá uma coceira infernal,insuportavel. o q pode ser isso e o q eu uso? to preocupado pra kralho, eu fui no meu tatuador essa semana mas nao tava nesse nivel q ta agora.ela aparentemente ta melhorando.mas começa a aparecer em outras areas com as cores citadas. e mal ai pelo tamanho da pergunta. abraço

Zen! disse...

Meu velho, o prinicpal vc não disse. Qual a pomada que vc está usando? Use a Nebacetin, ela tem antibiótico além de ser cicatrizante. Isso que vc está é alergia e ela vai ajudar a secar essas bolinhas. Até lá lave-as bem de leve pra que elas não fiquem estourando e saiam com tinta, ok?

Zen!

Zen! disse...

Heraldo, eles não são o mais indicado, pelo fato de suas fórmulas terem componentes que não são compatíveis a tinta da sua tattoo. A 3M está desenvolvendo um plástico para pós tatuagem, mas até lá eu não recomendo não. Dê uma lida no texto inteiro que vc verá o melhor jeito de cuidar da sua tattoo, ok?

Zen!

Alex disse...

então zen..
to usando a nebacetin mesmo.então isso é alergia a tinta e nao é uma bacteria?comecei a usar um antibiotico e começou a parar o vermelhidão e as bolhas parecem q tão secando mais rapido.comprei o cefalexina.e eu notei q as bolhas estão mais em cima da partes q tem laranja, mais até do q na vermelha.as partes vermelhas q tem e tão com bolhas é pq tem laranja misturado saka?
e já deu uma diminuida, ta sem bolhas agora.só com umas pequenas feridas,uns pontos mesmo de ferida saka?
mas mesmo assim valeeeu kra.

abraço

Naah disse...

Olá,fiz uma maçã nas costas há 4 dias, formou uma casca e em algumas partes começaram a sair essa casca, e a cor da tatuagem está mudada [ no caso bem mais clara] seria o caso de ter que retocalá ou faz parte do processo de cicatrização da tatuagem?
muito obrigada!

Zen! disse...

Olá, como vc não disse nada sobre os cuidados, não tenho idéia do que pode ser, mas pode ser que vc tenha que retocá-la sim, afinal ela NÃO pode formar cascas e se formou é pq os cuidados não foram corretos. Dê uma lida no texto inteiro dos cuidados no meu blog pra vc saber como deve fazer, ok?

Zen!

Pisca disse...

Eae Zen blz cara??!! fiz uma tatuagem com tinta xadrez(loucura mesmo!!) quando tinha 15 anos!! hoje tenho 21; no outro dia acordei com o corpo intiro cheio de vergões vermelhos q coçavam muito!!! no mesmo dia comi ovo tbm!! isso acontece já algum caso???
valeww....

Italo disse...

graças a deus eu lir esse texto fiz a tatto ontem e hoje a noite eu ja tinah comido barras de cereas com chocolate.. e ainda tava comendo cereais metinas com chocolate e sanduiche naturais com maionese... jurando que tava fazendo o certo... valeu mesmo pelas dicas.. parabens

[micael] disse...

Zen, segui suas dicas, e oh aih o resultado

http://www.fotolog.com/dadooart

Cicatrização perfeita, nem coçou pra tu ter ideia :D

abraços parceiro

Zen! disse...

Cara o pó xadrez dá reação sim, pro resto da sua vida, afinal a química está dentro das suas células. Dê uma lida no texto Biologia da Tatuagem no meu blog pra vc entender melhor isso, ok?

Zen!

João disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pisca disse...

Onde está esse texto Biologia da Tatuagem pra eu ler??? valew pela atenção!! abraços!!

Zen! disse...

O link é:
Biologia da Tatuagem. Link: http://oblogdozen.blogspot.com/search?q=biologia
Zen!

Pisca disse...

Ótimo texto!!!! nas minhas outras tattos a cicatrização foi normal.. valeww!! só mais uma pergunta..já viu alguma reação em tatuagem com tinta xadrez??
abraços!!

Zen! disse...

Sempre... Em todas... É bem normal e o pior, também é bem normal as pessoas fazerem essa burrada... Ehehehe... A tinta é pura química, não tem como não dar reação...

Zen!

aHUAHuaHU disse...

Primeiro preciso lhe parabenizar... Um espaço realmente espetacular! Principalmente sua interação conosco.

Então, tenho duas dúvidas Zen...
1° Eu ia fazer minha tattoo hoje, só que nesta madrugada tive o grande azar de uns mosquitos me morderem exatamente no local onde irei tatuar (antebraço esquerdo), de tal forma que apareceu pequenos caroços avermelhados... Conversando com o meu tatuador, concordamos em adiar para o próximo fds e para evitar que isso ocorra novamente já providenciei um cobertor especial (uma gambiarra na verdade) para o meu antebraço e repelentes... Então, de fato estas saliências avermelhadas prejudicam o resultado final?
2° Já vi dezenas de desenhos e fotos de tatuagens deste tatuador (também desenho e por isso sou um pouco mais crítico) e realmente o aprovei. Só que tatuagens depois de cicatrizadas dele eu só vi apenas 2, uma era complicadíssima e estava realmente perfeita, já a outra me chamou a atenção porque era bem mais simples só que estava desbotada e descascada... Isto evidencia algo de negativo no trabalho deste tatuador? Ou isto foi produto apenas da ausência dos cuidados ideais na cicatrização?

Abraços,
Carlos

Zen! disse...

Carlos, na verdade - e na minha opinião - isso evidencia a falta dos cuidados da forma correta como eles devem ser tomados. E até que isso é bem comum. As pessoas se tatuam e não entendem que o resultado final dependem delas e não do profissional. De uma forma bem clara e direta eu falo pros meus clientes quando acabo de tatuá-los: Eu não tenho filho da sua idade. Se vc quiser cuidar cuide, senão, saiba que será vc quem estará estragando o resultado final de sua tattoo. Minha parte está feita agora é com vc. Se vc não quiser cuidar eu não posso fazer nada. Depois vc paga pra retocar... Ehehehe....

E mesmo assim têm pessoas que não cuidam nem um pocuo. Não fazem a dieta, tomam sol, pegam piscina ou praia, enfim, estragam tudo.

O que se tem que entender é que uma tattoo é uma ferida e ela precisa ser fechada. E mais, a primeira atitude do seu corpo será tentar eliminar a tinta da pele, pois pro seu corpo ela é um corpo estranho e ele quer jogar pra fora. Quanto melhor se cuidar dela, mais bonita ela ficará...

Portanto acredito que o problema da segunda tattoo que vc disse foi falta de cuidados...

Quanto a sua picadas, também acho que foi melhor esperar uns dias, pois a tinta poderia somar na reação e te dar uma alergia desconfortável...

Abraço,

Zen!

Anônimo disse...

Oi zen tenha otima noite, tudo bem? por ventura vagando na internet eu achei o seu blog, muito interessante a principio, gostei mto, esclareceu muita duvida q eu tinha sobre tatuagens, mas uma me restou a ter, eu acabei de fazer uma tatuagem, e sou novo no assunto, e estou com uma duvida, vc disse no seu blog que deve-se tomar banho com plastico né? pois entao, e na hora de troca o plastico, tipo limpa a tatuagem, eu vou usar agua pra limpa a taguagem tipo deixa agua escorrendo sobre ela ou eu vou pega algodao umido e fica poupando sobre a tatuagem tirando os vesgigios de pomada pra dar o retoque ? eu to com duvida nessa parte peço a você que por favor se possivel esclareça minha duvida, deste já agradeço

Zen! disse...

Olá, na verdade vc limpa a tattoo nos 3 primeiros dias apenas com um algodão molhado. Sem esfregar, sem tirar muitos excessos... Limpe-a de leve... Troque o plástico assimq ue sair do banho, limpando-a como te disse, sem deixar água corrente nem nada, ok?

Valeu...

Zen!

maduh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zen! disse...

Na verdade o retoque corrige essas falhas... A falta de cuidado vai te obrigar a retocar, coisa que vc não iria precisar se tivesse cuidado certinho. Agora é contigo!

Valeu?

Qualquer coisa é só escrever. Ah! Após o retoque, cuide direitinho, senão vc vai virar escravo do retoque... Depois dê uma lida no texto inteiro no meu blog...

Zen!

Jéssica disse...

Oi a minha tatoo foi feita a uma semana eu fiz todos os procedimentos que o tatuador mandou o plastico a pomada as comidas tudo !! ate ai tudo bem ela ja descascou por enteira não tem mais uma casquinha so que eu estou achando ela meio apagada não muito mais está isso e normal pois ela so tem uma semana ou aconteceu algo!!? ela e a minha primeira tatoo queria que ficasse bonita !!

Zen! disse...

Jéssica, sem ver não posso te dizer nada. Se vc puder me mande uma foto de como ela está agora, ok?

Zen!

maduh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zen! disse...

Na verdade, como vc tem que usar a pomada por 15 dias, depois dos 3 dias com o plástico, vc só poderá usar o hidratante depois desses 18 dias... Ok?

Zen!

Jéssica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jéssica disse...

Olá Zen obrigada pela sua orientação vou tirar uma foto dela e te mando assim que puder !!

Angel disse...

Olá Zen, parabéns pelo blogger...
Fiz uma tatuagem nas costas a 4 dias. Meu tatuador disse que não era necessário usar o plástico, apenas para tomar banho e usar bepantol por uma semana uma vez ao dia. Estou evitando alguns alimentos e não tomei sol. Hoje notei que ela está descascando como uma queimadura solar e está coçando um pouco, isso é normal?

Abraços

Zen! disse...

Na verdade sim. Quando se cuida errado de uma cicatrização de tattoo isso acontece sim. Não sei se vc leu o texto Cuidado Pós Tatuagem inteiro, mas vale a pena ler pra vc não ser surpreendida por um resultado diferente do desejado, ok?

Zen!

Vívian Moreira disse...

Olá depois de muita indecisão, pensar, repensar, decidir que era o que eu realmente queria o nome dos meus pais tatuado no meu corpo {João e Célia} fiz o nome deles no pé e uma borboleta pousando sobre o nome, fiz no domingo pela manhã (07/06) o tatuador disse que eu após sair dali (2hs) removesse a bandagem e lavasse com água morna e sabão neutro e não era necessário o uso da bandagem pelo resto dia, depois por 3 dias eu lavasse com água morna a tatoo aplicasse Bepantol e colocasse o film e retirasse depois de 2 hs lavando-a com água morna e sabão neutro, passado os 3 dias eu lave aplique a pomada e não seria necessário o uso do film. Há ... e não comesse nenhum dos alimentos aqui citados. Tenho feito isso, e lendo seu blog agora percebii que algumas informações não batem ... O que faço, existe algum meio pra que minha cicatrização não seja prejudicada?
Fiz a borboleta nas cores rosa e lilás , mas me arrependi do lilás pq a tatoo ta maiis pra escura, existe alguma cor que eu possa colocar sobre o lilás que fique legal, e eu terei que esperar pelos 2 meses de cicatrização?

Obrigada pelas informações !!

Zen! disse...

Olá Vivian, vamos por partes...

Como vc não disse em que parte do corpo fez sua tatuagem, vou tentar ajudar mesmo assim. Respondendo sua última pergunta: Sim, com certeza vc já afetou o resultado final da sua tattoo, afinal os 3 primeiros dias são os mais importantes... Siga as instruções que estão no meu blog sobre os cuidados (as que ainda dão tempo), e lembre-se que as recomendações como estão nele não são apenas minhas, pela minha experiência como tauador, mas também de médicos dermatologistas, outros profissionais da área, enfim, esse texto não foi escrito sem fundamentos... Nesse texto vc lerá que não se deve passar sabão nos 3 primeiros dias, nem se deve ficar sem o plástico film durante eles... Além de outras dicas muito importantes pra que sua tattoo tenha uma ótima cicatrização. O fato do lilás ter escurecido pode sim significar falta de cuidados, mas também há de se saber qual tinta foi usada... Pra cobri-la vc deve sim esperar os dois meses, ok?

Valeu...?

Zen!

[micael] disse...

Eu Segui as dicas e minha tattoo ficou 100%. Valeu

Vivian Moreira disse...

Zen, minha tatoo é no pé. Poxa já to super xateada ... tatuagem é uma marca que se você decide fazer é porque quer leva-la pro resto da vida, como ele pode me esinar tão errado a forma de cuidar da tatoo??? {aff..} Falei com ele hoje, pq ta criando umas bolhinhas em um determinado local da tatoo{são pouquissimas} ele disse que era normal, eu tava desesperada tinha já ate ligado pra minha Dermatologista pra marcar uma consulta , mas ele tinha me acalmado, mas agora acho que vou sim procura um medico ... Tomei tanto cuidado, deixando sempre liimpinha, por saber que seu Blog é coisa seria que resolvi te proucurar , fiquei satisfeita com o que me disse , mas não calma , sei dos riscos de uma tatuagem e ate comentei com ele que o meu maior medo era uma reação alergica, que algo desse errado. Mas Zen vou retocar daqui a 2 meses, você acha que devo colocar qual cor pra clarear o lilás ?? tenho fotos de minha tatoo no meu myspace da uma olhadinha lá por favor... www.myspace.com/vivianmoreira

Muiito obrigada mesmo !!

Anônimo disse...

Olá!! Adorei as dicas e vou segui-las direitinho!!!
Vou fazer uma tattoo na próxima semana e já estou pesquisando como irei cuidar, pelo que entendi, durante os 3 primeiros dias terei q colocar o film e a pomada, a dúvida é, a higienização será feita somente com algodão molhado durante esses dias, correto? Nada de lavar em agua corrente?

Mais uma dúvida... Após os 3 primeiros dias, posso dormir com o film, pois a tinta poderá continuar saindo da pele. Qto tempo mais isso pode levar???

Última dúvida, li em uma das dúvidas q vc tirou q pode ocorrer "migração da tinta" ao cicatrizar uma tattoo. Isto acontece com frequencia??? Em q situações pode ocorrer??

Obrigada pela ajuda!
Mari

Ana Vívian disse...

Olha eu aqui novamente Zen ...
Descobrir a causa da irritação {bolhinhas} ele usou vaselina, segundo ele é normal que isso ocorra, mas até onde sei vaselina é derivado do petroleo, correto?? então como pode ser que ajude na cicatrização, seria o mesmo que colocar meu pézinho num tanque de gasolina {hihihi}. Eu não sabia que ele estava usando vaselina, ele ficou até de me dar um pouco pra mim usar, mas graças que esquecii de pegar ...
E agora Zen, devo usar Nebacetim {recomendado por amiigos}ou você me aconselha a proucura minha dermatologista ou devo esperar pelos 15 dias {fiz à 5 dias} ??

Brigadoooo você tem me ajudado muiito !!


Aguardo resposta {respostas já que são muiitas duvidas *rsrsr} !!

Zen! disse...

Mari, a migração pode ocorrer por vários motivos, porém todos esses motivos não dependem de vc, dos cuiddos, nada disso. É o tatuador que deve se preocupar para que ela não ocorra. Espero que isso não ocorra com frequencia não.

Vc pode dormir com o film, após os 3 primeiros dias, porém somente para dormir. Durante o dia fique apenas com a pomada. Quanto a higienização use apenas um algodão ou gase molhada, mais nada. Após os 3 primeiros dias vc já pode lavá-la normalmente no banho, porém sem passar bucha, ok?

Zen!

Zen! disse...

Vivian, na verdade não são poucos os tatuadores que mandam cuidar do pós de forma correta. Não que eu seja melhor ou pior que qualquer outro, mas eu fui estudar o assunto, exatamente por perceber como mudavam a opinião dos profissionais sobre o tema. Entrevistei dermatologistas, especialistas em tattoos, li vários textos sobre o tema e 7 anos na área e cerca de 4 mil tatuagens que fiz me ajudaram a conhecer quais os cuidados corretos para uma melhor cicatrização.

Ainda é cedo pra saber qual a melhor cor pra vc cobrí-la, pois até o fim dos 2 meses ela ainda perderá um pouco mais de cor, então aí sim vc terá como saber. Se vc quiser, me mande uma foto dela na semana que lea fizer 2 meses, que poderei te ajudar melhor, ok?

Zen!

Zen! disse...

Na verdade muitos tatuadores ainda usam vaselina que, como vc escreveu, é derivado de petróleo. Eu não recomendo, uma vez que a tinta é bio-orgânica, não faz sentido se usar um produto tão agressivo para a pele. Quanto a Nebacetin ela é muito boa. Pode usar com tyranquilidade pois, além de cicatrizante ela tem antibiótico, oq ue ajuda e muito no caso de irritação. Pode usá-la sim. Acredito que com ela e com paciência vc resolve essa questão. Ainda é cedo pra querer marcar dermatologista, ok?

Zen!

Talita Trinity disse...

Adorei as dicas, se você me permitir eu posso publica suas dicas em meu blog???
abraço!

Zen! disse...

Talita,

Se vc der a referência de quem escreveu e o link pro meu blog, pode sim... Sem problemas... Eu até agradeço por vc ajudar a divulgar as informações corretas...

Zen!

Anônimo disse...

Olá,Zen meu nome é Cecília eu fiz uma tatto perto do pulso,na verdade uma cobertura antes era uma letra cobri com uma borboleta (depois de 2 meses que fiz a primeira) ficou no tamanho médio, já é a minha terceita tattoo,porém está ficou em auto relevo nas áreas de contorno(principalmente a parte que foi utilizada a tinta branca),da para perceber quando passo as pontas dos dedos nela e quando a observo com mas cuidado,usei o papel filme pelos 3 dias e a pomado por 5 como o tatuador mandou(ñ tinha lido seu artigo antes por isso segui o que o meu tatuador indicou)já estou sem usar a pomada por uns 13 dias e queria saber se é nomal fikr assim ja que esta tattoo tem 16 dias,as outras 2 q tenho ñ ficaram elevadas.Tem algo que eu possa fazer para que ela fique normal sem elevação?e se devo voltar a usar a pomada mesmo tendo se passado os 13 dias sem.Obrigada desde já e parabéns pelo seu maravilhoso blog.

Zen! disse...

Olá Cecília, na verdade pode ser normal ela estar um pouco alta ainda... Não tenho como te dizer se está ou não normal sem ver a sua tattoo. Outra coisa, qualquer tattoo pode vir a ficar alta de vez em quando... Sempre e pra sempre. Vários fatores influenciam pra que isso aconteça: alimentação, stress, falta de sono... Tudo isso vai fazer com que suas tattoos às vezes subam um pouquinho, depois de 3 dias volte ao normal... Então, como faz pouco tempo, espere um pouco mais pra ver se ela normaliza, ok? Quanto a pomada, ainda que vc tenha feito errado até agora, sua tattoo leva 2 meses pra cicatrziar por completo, então os cuidados devem ser tomados durante esse período, ok?

Zen!

Wesley disse...

Olá zen,tudo tranquilo?primeiramente muito bom seu texto do pós tatoo,é o mais completo que vi gostei muito.Eu tenho uma duvida,estou querendo fazer uma tatoo no peito porem é uma area em que eu possuo cabelos,não chega a ser um tony ramos(graças a Deus),são poucos cabelos,queria saber se os cabelos interferem em algo na cicatrização e resultado final?

Zen! disse...

Wesley, na cicatrização não. Porém no resultado, não é que altere o resultado, eles só vão arapalhar um pouco pra se ver o desenho. Se o lugar possui esses pelos não escolha um desenho cheio de detalhes, afinal ao crescerem os pelos os detalhes serão ainda mais difícil de serem vistos, ok?

Zen!

Wesley disse...

Obrigado pela resposta zen,tranquilo então porque ela será sem detalhes e será em preto e cinza.

Kemilly disse...

ola zem

fiz uma tatoo tem sete dias ( pé )
ela esta soltando uma fina camada de pele isso eh normal neh mas durante esse processo ela pode ficar descaracterizada?eu tive todos os devidos cuidados, mas como sou marinheira de primeira viajem estou com muitas duvidas...
como por exemplo ja vi tatto que ficaram manchadas, borradas, como se tivesse espalhado a tinta como e pq isso acontece? e em ate quantos dias isso acontece? eu ainda corro riscos da minha manchar assim.???
bom a minha parece ter manchado um pouco como se tivesse um leve e fino sombreado ao redor de uma borboleta, isso sai , eh normal? na hora q fiz ficou perfeita com o traço fino mas no segundo dia ja ficou mais com aspecto de um leve sombreado, de longe nao se percebe mas eu toda hra fico olhando e percebo isso,( minha pele eh bem branquinha e a tinta e preta, é relativo ou nao?)
bom no mais eu so tenho medo da minha tatto ficar feia, desbotada, ou sem forma, borrada...enfim
irei aguardar sua resposta !!!
muito obrigada!!!
bjussss

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 1115   Recentes› Mais recentes»

Mr. Rock Store

Mr. Rock Store